Presos são transferidos para Boa Vista após Justiça mandar fechar Cadeia Pública de São Luiz

Os 32 presos da Cadeia Pública de São Luiz, fechada por decisão da Justiça, foram transferidos para Boa Vista na tarde desta quinta-feira (23). Às 14h40, três micro-ônibus chegaram à Cadeia Pública, na capital.

A decisão da Justiça teve como base um pedido da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), pasta responsável pelo sistema prisional, onde foi alegado que as unidades da capital precisam de um número maior de agentes, enquanto na Cadeia de São Luiz havia 25 servidores para cuidar de 33 detentos.

Inicialmente, 33 detentos seriam transferidos para a capital, mas minutos antes de se iniciar o procedimento, um deles conseguiu autorização para cumprir pena em prisão domiciliar.

De acordo com o secretário da Sejuc, André Fernandes, a distribuição dos detentos nas unidades de Boa Vista não será revelada por motivos de segurança. “A cadeia de São Luiz será desativada”, disse.

Na decisão, o juiz da comarca de São Luís, Pedro Gueiros, em conjunto com a juíza da Vara de Execuções Penais da capital, Joana Sarmento de Matos, entenderam a necessidade de “equalizar a força de trabalho nas unidades prisionais” de Boa Vista.

Foi estabelecido ainda que a Sejuc tem até o dia 31 de maio para cumprir o fechamento, em razão do encerramento do contrato de alimentação da Cadeia de São Luiz.