Aulas no campus Murupu estão paralisadas por falta de combustível nos ônibus

Universidade teve 42% do orçamento bloqueado pelo Ministério da Educação (MEC) - Divulgação
Universidade teve 42% do orçamento bloqueado pelo Ministério da Educação (MEC) – Divulgação

Os alunos da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (EAGRO-UFRR) estão com a incerteza se as aulas no campus Murupu devem continuar durante esse semestre. Os motivos são devido à falta de gasolina para os ônibus que transportam os estudantes até o local, que fica a 38 quilômetros de Boa Vista, na zona Rural da cidade.

Em entrevista ao Roraima em Tempo, uma aluna disse que a situação é reflexo do contingenciamento de 30% nas verbas discricionárias das instituições públicas federais determinado pelo Ministério da Educação (MEC) em abril deste ano. O campus Cauamé também estaria com problemas para o deslocamento dos estudantes pela falta de combustível.

“Dependemos de ônibus, que por mais que sejam da universidade, eles são dirigidos por uma empresa terceirizada responsável pelos motoristas e pelo combustível. A minha escola, por ser um campus afastado, depende totalmente de serviços terceirizados, de ônibus, comida e limpeza”, explicou.

A estudante do curso de Agropecuária relatou que os alunos ficam na instituição em tempo integral e precisam dos serviços. Devido à falta de dinheiro, não teria mais condições de continuar os contratos das empresas, interrompendo as aulas por tempo indeterminado.

“Além de não conseguirmos concluir nosso ensino médio, perderemos o ensino técnico. Esperávamos que a situação se resolvesse, mas os ônibus foram cortados para os campi Murupu e Cauamé. Isso prejudica a gente porque estamos sem ter como concluir o segundo bimestre”, prosseguiu.

SEM AVISO

De acordo com ela, até o momento não houve uma informação oficial por parte da instituição sobre a interrupção nas aulas e que os alunos receberam o comunicado através de mensagens do WhatsApp. Para a estudante, a situação fica mais crítica porque os funcionários do restaurante também utilizam o transporte para chegar até o local.

Sem respostas consistentes, os estudantes estão tentando articular uma manifestação para chamar atenção para o problema e encontrar soluções.

OUTRO LADO

Em nota, a Prefeitura Universitária, da Universidade Federal de Roraima (PU/UFRR), informou que o transporte dos acadêmicos para os campi Cauamé e Murupu ocorrerá normalmente nesta quinta-feira. O contrato com a empresa foi renovado por mais 12 meses.

Em relação, ao contingenciamento, a UFRR esclareceu que está unida buscando estratégias para minimizar os efeitos do bloqueio orçamentário e garantir a continuidade das atividades fins: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Informações: Roraima em Tempo