Revoltados após suspensão de prova, estudantes ameaçam agredir colega e colocar fogo na escola

Alunos foram detidos e conduzidos ao Plantão da Polícia Civil, onde assinaram um BOC por ameaças - Foto: Nonato Sousa
Alunos foram detidos e conduzidos ao Plantão da Polícia Civil, onde assinaram um BOC por ameaças – Foto: Nonato Sousa

Uma escola estadual localizada no bairro Pintolândia, zona Oeste de Boa Vista, teve a sua rotina alterada na tarde desta quinta-feira (5), ocasião em que uma equipe de policiais militares que fazia patrulhamento escolar comunitário foi acionada para uma ocorrência de ameaça contra a vida de um aluno e de professores. As ameaças incluíam ainda incêndio e depredação da escola.

Pelo menos quatro alunos, sendo uma garota de 15 anos, e outros três de 14, 15 e 17 anos, apontados como os autores das ameaças compartilhadas em rede social, foram detidos na escola e conduzidos ao Plantão da Polícia Civil (Central de Flagrantes), para que fosse adotada a medida cabível ao caso.

O caso entrou pela noite e por volta das 19h a equipe policial concluiu o relatório e repassou para a Polícia Civil. O Roraima em Tempo apurou que os alunos são do 9° ano, e as ameaças foram geradas depois que a direção da escola suspendeu uma avaliação (prova) que a turma teria.

A suspensão da prova ocorreu depois que um dos alunos, de 15 anos, foi flagrado com o celular na sala de aula. No celular dele foi verificada existência de um gabarito da prova a ser aplicada, e ao ser questionado sobre como conseguiu o gabarito, ele acabou revelando que foi outro aluno que passou a foto para os colegas.

Ainda de acordo com a fonte, no dia seguinte os status da aluna e de outro aluno conduzidos à delegacia apareceram com as mensagens ameaçadoras. Uma das mensagens instigava os demais estudantes do 9° ano a se armarem com pedaços de pau e com faca para atacar o aluno flagrado com o gabarito no celular. Outra mensagem dizia para baterem no aluno até ele ficar “bonitinho”, ironizou.

Em outra mensagem, o aluno deixou a entender que possuía uma arma de fogo. Ele teria dito que “finalmente vou dar meu 38 pra alguma coisa”. Além das ameaças contra o colega de sala de aula, eles também teriam ameaçado incendiar a escola. Um deles escreveu “vou calar vocês. Falam muito”. Tal ameaça teria sido direcionada aos professores.

DESFECHO

O caso foi atendido à tarde pela delegada de plantão e só foi concluído às 21h. Depois de se inteirar dos fatos, a delegada fez um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) por ameaça contra a garota e os outros alunos. Os pais dos adolescentes infratores foram chamados na delegacia para receber seus filhos.

Todos deverão comparecer ao Juizado da Infância e Juventude, que irá decidir qual punição será imposta.

INTIMIDAÇÃO

Enquanto o caso era atendido pela delegada, o pai de um dos alunos tentou intimidar o repórter do Roraima em Tempo. A mãe do mesmo aluno ainda ironizou a situação em que o filho se envolveu e chegou a dizer que “deveriam mesmo tocar fogo na escola”.

Informações: Roraima em Tempo