Rede Cidadania é mais uma vítima do abandono do Governo do Estado

Idosos atendidos pelo projeto Rede Cidadania estão sendo seriamente prejudicados (Foto: Diane Sampaio)
Idosos atendidos pelo projeto Rede Cidadania estão sendo seriamente prejudicados (Foto: Diane Sampaio)

Matéria do jornal Folha de Boa Vista  desta terça-feira (10) traz uma denúncia sobre a Rede Cidadania Melhor Idade, unidade estadual que funciona no bairro Caranã. A reclamação diz respeito à falta de transporte próprio do centro e à falta de cloro para a limpeza da piscina existente, o que acarretou o cancelamento de atividades como a hidromassagem e a fisioterapia.

Além disso, a alimentação que estaria sendo servida aos idosos atendidos pelos projetos não estaria adequada ao que é preconizado para a dieta deles e um kit, contendo o fardamento (camisa e calça) da Rede, sunga e touca de banho, não estão mais sendo entregues aos novos usuários. Segundo a denunciante, que é filha de um dos idosos atendidos no projeto, a situação estaria ocorrendo desde o ano passado, mas se agravou em 2019.

“Esse ano parece que piorou, porque no ano passado ainda tinha algumas atividades, mas desde o governo passado esse transporte já estava cortado e a gente pensou que, com essa nova gestão, isso seria retomado, as atividades seriam retomadas totalmente. Só que lá tá bem esquecido mesmo! Ninguém dá atenção para o centro, não tem atividade e nem evento. Para você ter ideia, na unidade tem o grupo de coral e eles não estão nem saindo para fazer as apresentações. Sem contar que vivem cancelando aula porque trocam ou falta professor”, denunciou a mulher.

Algumas pessoas que são atendidas pelo projeto estão sendo prejudicadas pela falta do transporte, já que elas moram um pouco mais afastadas do local e têm que buscar uma maneira de chegar à unidade. “Tá muito complicado” acrescenta à denunciante.

Outro problema que estaria ocorrendo é o atendimento médico, que teria um número insuficiente de profissionais.

“Eles acabam chateados com essa situação e têm outros que querem frequentar, mas não podem, porque o acesso para a unidade tá cada vez mais difícil. Eles sentem esse descaso, já que gostariam de ter uma velhice mais ativa e não têm nenhuma ocupação para gastarem essa energia. A verdade é que não fizeram mais nada em relação a eles e não há a quem recorrer. Os idosos não merecem isso”, desabafou a denunciante.

Ela encerra as considerações dizendo que havia entrado em contato com a antiga gestão da unidade para buscar soluções para essas problemáticas que vêm ocorrendo desde o ano passado, porém a equipe somente ouviu as reclamações e nada fez sobre o assunto.

Informações: Folha de Boa Vista