Piscina no Totozão pode ser tornar criadouro de mosquito da dengue

Terrenos abandonados e sujos são alguns dos locais que contribuem para a proliferação do Aedes Aegypti. De janeiro a abril deste ano, 337 casos de dengue foram confirmados em Boa Vista, e um óbito foi registrado no período.

A Piscina Olímpica do Ginásio Totozão, atualmente se encontra abandonada com água parada e lodo, tornando-se um possível criadouro de mosquitos. Em abril de 2018, o Governo anunciou que a Piscina Olímpica passaria a ser comandada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), e que o espaço passaria por revitalização, porém continua sem funcionar.

PRAÇA INTERATIVA – A praça interativa José Renato Hadad, localizada ao lado do Ginásio Totozão, está tomada por mato e lixo. Inaugurada em 2007, pelo então governador Ottomar Pinto, a Praça Interativa custou um total de R$ 4 milhões. No local, foram implantados 180 chafarizes, assentos de observação e iluminação especial, funcionando até o ano de 2011, quando foi abandonada na gestão do governador José de Anchieta.

Três anos depois, o local sofreu uma revitalização de aproximadamente R$ 1,7 milhão, conforme anunciado na época. A reinauguração do espaço aconteceu em maio de 2014. Com a reforma, foram reativados os 180 chafarizes que estavam inativos desde 2011, restaurada a iluminação e feita a limpeza total do ambiente. A praça hoje está novamente sem qualquer utilização.

GOVERNO – A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) informou que o Ginásio Poliespotivo Vicente Ítalo Feola (Totozão) foi interditado para práticas esportivas no ano de 2008. Nos últimos anos o espaço não recebeu nenhuma reforma estrutural.

Informou ainda que está em fase de elaboração na Seinf (Secretaria de Infraestrutura), um projeto para a reforma geral do Ginásio Totozão que contemplará todo o complexo, ou seja, além do ginásio, a urbanização externa do local e a revitalização da Praça Renato Haddad e da Piscina Olímpica.

Informações: Folha de Boa Vista – Foto: Nilzete Franco