Quase 90 pessoas de Roraima receberam auxílio emergencial de R$ 600,00 por meio de fraude

As fraudes e irregularidades no recebimento do auxílio emergencial do Governo chegaram ao universo do crime. E 88 deles foram identificados em Roraima.

São traficantes, assassinos, estelionatários e estupradores que se cadastraram e receberam os R$ 600 do programa do Ministério da Cidadania.

Em Roraima, segundo o delegado geral da Polícia Civil, Herbet Amorim Cardoso, a identificação dos criminosos foi feita a partir de um cruzamento de informações realizado a pedido da Controladoria Geral da União (CGU).

“Nós temos 88 pessoas sendo procuradas pela Justiça. Iniciamos o trabalho essa semana e já conseguimos prender 12 pessoas. Todas eles falaram que fizeram o cadastro, com o objetivo de receber o valor”, explica Amorim.

Segundo o delegado Herbert a maioria dos criminosos identificados em Roraima se cadastraram para receber o auxílio, mas comprovadamente não necessitam do benefício.

“São pessoas com mandado de prisão em aberto, mesmo assim não se intimidaram em realizar o cadastro mesmo sabendo do risco de serem identificados e pesos”, observa Herbert.

A investigação está sendo feita em todo o país partir da lista de foragidos, publicada no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“Ai foi feito o cruzamento de dados com nomes de criminosos procurados e chegou-se a essa quantidade aqui em Roraima”, disse Hebert.

O delegado informou ainda que as diligências estão em curso, com o apoio da Polinter, e buscam identificar e prender os criminosos envolvidos na fraude.

Ao todo, 58 milhões de brasileiros tiveram o requerimento aprovado e liberado por Caixa e Dataprev, responsável pela análise dos cadastros.

Informações: Blog do Perônico – foto: Agência Brasil