Medicamento para controlar pressão arterial de pacientes na UTI está em falta no HGR

Servidores do Hospital Geral de Roraima (HGR) denunciaram à reportagem, neste domingo (14), que a noradrenalina está em falta na unidade. O medicamento serve para controlar a pressão arterial de pacientes em estado crítico, evitando paradas cardíacas.

Conforme os funcionários, três pessoas faleceram nas últimas horas e uma das hipóteses pode ser a falta do medicamento. “Os que chegam aqui [no HGR] em parada respiratória, não tem como reverter sem noradrenalina, nem manter o paciente entubado”, disse um servidor.

Além da falta do medicamento, a unidade não tem sabão para lavar as mãos, nem papel toalha. Para manter a higienização, uma servidora conseguiu um pedaço de sabão em barra.

“Assim vamos levando. HGR segue sem condições mínimas para lavar as mãos. Já começaram os óbitos e não sabemos como vai ser o dia. Os pacientes vão acordando, não tem os itens… Triste a situação”, lamentou uma servidora.

CITADA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) negou e disse que a unidade está abastecida de noradrenalina. “Em relação ao sabão e ao papel toalha, o abastecimento é feito pela empresa contratada para o fornecimento do serviço de limpeza hospitalar; e a situação está regularizada”, finalizou.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Divulgação