Empresa acusa Governo de RR de fraudar compra de respiradores

A empresa CMOS Drake, contratada pela Secretaria estadual de Saúde (Sesau) para fornecer 30 respiradores por R$ 215.491 cada um, acusou o governo de Roraima de ser o responsável por supostas irregularidades que ocorreram na compra dos aparelhos. Uma nota foi publicada no portal da empresa nesta segunda-feira (15).

Segundo a empresa, o governo estadual encomendou 50 respiradores, fez o pagamento adiantado e depois tentou diminuir para 30 ventiladores mecânicos sem documentar a alteração. A CMOS Drake disse ainda que não aceitou a proposta.

“Se concretizada dessa forma, aí sim, caracterizaria irregularidade flagrante diante dos valores já pagos pelo Estado. Sem atender aos nossos pedidos sobre as obrigatórias correções, e diante de nossa recusa em assinar um contrato que se tornou irregular, o governo cancelou a operação de maneira unilateral e sem quaisquer explicações”, diz trecho da nota.

A empresa recebeu ao todo R$ 6.464.730 pela compra dos aparelhos, que não foram entregues ao estado. O caso resultou na demissão de Francisco Monteiro do cargo de secretário de Saúde, pedido de devolução do dinheiro e bloqueio de contas da empresa e do ex-secretário.

“A acusação de superfaturamento se baseia em comparar preços de acessórios de ventiladores, e não do equipamento em si, e em supostas irregularidades em compras do Estado junto a outros fornecedores. Além de constrangimento ilegal, o bloqueio nas contas paralisa as atividades da empresa, deixando-a em estado falimentar”, afirmou a empresa.

A CMOS Drake disse ainda que propôs devolver o dinheiro da compra dos respiradores, como uma proposta de conciliação, mas o Ministério Público de Roraima (MPRR) “estranhamente não se manifestou” e o governo “ignorou”.

Em outro trecho da nota, a empresa alega que após o bloqueio de contas ficou impedida de atender a outros clientes, sejam públicos ou privados. Por fim, a empresa reafirmou que assume o compromisso de devolver os valores pagos, sem danos aos cofres públicos do estado.

Procurados, o governo estadual e o MPRR não se manifestaram até a publicação desta matéria.

Informações: G1 Roraima – Foto: Inaê Brandão

Na época do escândalo, Roraima tinha 668 casos confirmados e nove mortes em razão do coronavírus. Até este domingo, o estado já tinha 6.881 infectados e 203 óbitos por Covid-19.