Ar-condicionado para de funcionar durante fim de semana na Maternidade de Roraima, denuncia paciente

O bloco onde fica a Ala dos Girassóis da Maternidade Nossa Senhora de Nazaré registrou problemas no ar-condicionado no último fim de semana. A situação deixou pacientes e funcionários sem o equipamento por dois dias.

A falta do aparelho tornou ainda mais complicada a vida de pacientes na unidade, que além de lidarem com complicações, precisaram aguentar o calor. Além disso, bebês não conseguiam dormir devido à alta temperatura do fim de semana.

O autônomo Neto Bricio esteve como acompanhante da esposa, que deu à luz uma menina. Após o parto, ela passou um dia no corredor do hospital e conseguiu leito na Ala dos Girassóis, voltada para mães com gravidez de risco. Foi após finalmente conseguir o leito que a central parou de funcionar.

Neto explicou que funcionários nas salas e ponto de vacinação também sofreram com o clima quente, o que interferiu nos trabalhos dos funcionários e expôs pacientes a más condições de higiene devido ao suor generalizado das pessoas.

“Só para se ter uma ideia. Eu levei minha filha para se vacinar no bloco e a enfermeira tava toda suada. O ambiente estava todo abafado e as grávidas se abanando e sofrendo durante trabalho de parto. Um dos acompanhantes na sala onde estávamos chegou a ser autorizado a levar ventilador”, contou à reportagem.

O problema foi resolvido por técnicos de empresa terceirizada do Governo de Roraima. Mas, segundo o denunciante, houve transtorno antes da solução.

“A princípio, houve um técnico que foi lá no mesmo dia para a ala, verificou o que ocorreu e foi embora. Ninguém sabia se ele retornaria ou se seria resolvido. Só no dia seguinte, já por volta de meio-dia, que conseguiram consertar a central”, disse.

Neto observou ainda muitos problemas quanto ao fluxo de pacientes na unidade, com mulheres chegando a dar à luz em corredor. Para ele, isso não é culpa dos funcionários, mas da administração.

“O Denarium dizia que dinheiro tem, o que falta é gestão. E vejo hoje que realmente ele tem razão, mas a gestão ainda está em falta”, complementou.

Na semana passada, a Maternidade também foi alvo de críticas devido aos caramujos encontrados na comida servida na unidade na quinta-feira (20).

CITADA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que foi necessário fazer a manutenção corretiva da central. Segundo a Pasta, a empresa foi acionada e o serviço realizado no fim de semana.

“Sempre que ocorre algum imprevisto, de forma imediata, as providências são adotadas para garantir a normalidade na prestação dos serviços”, finalizou.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Arquivo Pessoal