Moradores de Normandia denunciam condições de ponte quebrada há mais de 20 anos

Os moradores do município de Normandia, ao Norte de Roraima, procuraram a reportagem nesta terça-feira (8), para denunciar as más condições da Ponte do Maú, localizada sob o Rio Tacutu, na BR-401.

Segundo eles, a precariedade da ponte se estende há mais de 20 anos e representa perigo aos condutores. Imagens enviadas à redação mostram que o barro que forma a ponte cedeu e fez uma cratera na passagem do lado direito da via.

Aos que precisam trafegar pelo local, os riscos são constantes, pois além do buraco, o motorista precisa seguir pela contramão para chegar ao outro lado da ponte.

Como forma de alertar os condutores, fitas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram colocadas nas proximidades, junto com cones e placas.

“Tem período que fica bem perigoso. Os carros precisam passar pelo outro lado da ponte. Sempre tentam arrumar, mas não dura muito tempo e logo começa a cair tudo”, disse uma das moradoras.

De acordo com ela, o problema se agrava em decorrência de uma disputa sobre a responsabilidade da área, que é do Governo Federal. “Existia um documento que falava se tratar de rodovia estadual, mas ainda é considerada BR”, complementou.

A deterioração na ponte se dá em decorrência da falta de um pilar de sustenção para impedir que a força da água bata na estrutura.

“Uma empresa chegou a vir aqui para fazer a obra, mas quando viu a grandeza da constelação desistiu. Enquanto isso, segue assim”, criticou.

CITADO

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o projeto para a obra ainda não foi aprovado.

“Há um contrato para elaboração do projeto da solução definitiva, com o acréscimo de mais um vão na referida ponte. Assim que [o projeto] for aprovado e publicado, iniciaremos a fase interna da licitação da obra para execução desse acréscimo de vão”, frisou.

Ainda de acordo com o departamento, está sendo estudada uma solução temporária com contenção de rip-rap na ponte. “Assim, a plataforma será completada após análise e aprovação dessa solução temporária”, encerrou.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Divulgação