Mais de 160 ‘pancadões’ foram apreendidos pela Polícia Militar em Boa Vista

Desde janeiro, 163 aparelhos de som pancadões foram apreendidos pela Polícia Militar (PMRR) em Boa Vista por perturbação do sossego. Apenas em agosto, 92 aparelhos foram recolhidos.

Segundo a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), 90% das ocorrências recebidas pelo órgão foram relacionadas à poluição sonora e perturbação do sossego, com aplicações de R$ 10,5 mil em multas.

Em todo o primeiro semestre de 2020, foram apreendidos apenas 14 pancadões na capital. No mês de julho foram contabilizadas mais 14 apreensões pela Cipa.

O comandante da PM, coronel Elias Santana, avaliou que o número baixo desse período se deve à pandemia do coronavírus. “Abril, maio, junho e julho foram meses em que as pessoas viveram em isolamento social e praticamente não houve esse tipo de ocorrência”, comentou.

Apesar disso, o comandante reforçou que as apreensões em agosto e setembro estão acima da média e alertou sobre as necessidades de as pessoas manterem boa convivência em sociedade.

“Se nós considerarmos que o ano tem 365 dias e que passamos da metade apenas dois meses, é um número muito expressivo. As pessoas, de fato, estão perdendo a noção de vida em sociedade”, destacou.

No dia 12 de setembro, a polícia realizou a Operação Hipnos, em parceira com instituições municipais, que apreendeu 23 equipamentos de som. De acordo com a Lei nº 9.605/98, a pessoa que utiliza os aparelhos com o volume acima do permitido comete crime de poluição sonora.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Divulgação/PM-RR