Por falta de médicos, paciente com mioma tem cirurgia cancelada na Maternidade de Roraima

A paciente Goevana Pereira, de 31 anos, diagnosticada com mioma uterino, denunciou à reportagem nesta quarta-feira (30) que teve a cirurgia cancelada por falta de médicos na Maternidade Nossa Senhora de Nazaré.

Ela descobriu a doença há cerca de 10 meses. Os médicos que a acompanharam disseram que a mulher precisa passar por procedimento cirúrgico para retirar o útero, devido à falta de tratamento.

Goevana foi internada na unidade de saúde no dia 10 de setembro e o procedimento marcado para o dia 25. Contudo, ela recebeu alta hospitalar e foi mandada para casa no dia 22, já que a cirurgia havia sido cancelada.

“Desde o ano passado comecei a ter sangramento fora do normal. Em janeiro deste ano piorou. Tive que fazer quatro transfusões de sangue em menos de quatro meses. Tentei marcar a cirurgia, mas não consegui por causa da pandemia. Fui internada com todos os exames prontos para fazer a cirurgia e não aconteceu por falta de médico”, reforçou.

Além da denúncia, ela relatou que tem lúpus e faz tratamento há 8 anos. A falta da cirurgia tem prejudicado a paciente e ela desenvolveu anemia. “Devido ao sangramento, a hemoglobina alterou e o meu médico reumatologista disse que esta situação está me prejudicando. Sinto muitas dores por causa do mioma e tudo o que solicito é uma resposta”, finalizou.

CITADA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que será necessário a paciente passar por nova avaliação médica, para posterior inclusão no mapa de agendamento de cirurgias.

“Esclarece que tem intensificado o trabalho para atender as demandas de forma satisfatória, e ressalta que tem adotado medidas a curto e médio prazos para garantir as mudanças necessárias que assegurem a boa prestação dos serviços”, ponderou.

Entre as medidas está a retomada das cirurgias eletivas, de forma gradativa que estavam suspensas por causa da pandemia causada pelo coronavírus, de acordo com a Pasta.

Informações e foto: Roraima em Tempo