Paciente aguarda cirurgia de urgência por HGR não ter materiais

O paciente de 48 anos aguarda por uma cirurgia para a retirada de um tumor cerebral (foto: Ascom/Sesau)

Um paciente de 48 anos está aguardando desde o ano passado a cirurgia para a retirada de um tumor pelo Hospital Geral de Roraima. Segundo informações repassadas através de denúncia, a esposa relata que o homem foi transferido do HGR para o Hospital Lotty Irís no dia 16 de novembro de 2020.

Desde então, segundo o que a denunciante relatou, ele tem aguardado pela unidade hospitalar a cirurgia, entretanto ela não obteve respostas de quando será realizado o procedimento.

“O meu esposo está correndo risco de vida, segundo o que o médico nos disse. Ele foi internado com emergência devido ao aumento da pressão intracraniana. Por isso, ele pode ter sintomas como convulsão e vir a óbito”, disse a denunciante.

A esposa do paciente relatou ainda que a única informação que ela recebe diariamente da direção do HGR é que faltam materiais para os médicos realizarem a cirurgia.

Entretanto, ela informou que desde que o paciente foi internado, a direção da unidade solicitou os materiais cirúrgicos. Logo após, o médico teria informado que faria a cirurgia, pois os materiais já estavam no centro cirúrgico, mas na data marcada não foi realizado o procedimento.

“O material que chegou não era o adequado para o procedimento. Após isso, a cirurgia foi remarcada umas três vezes e cancelada por falta dos materiais. Houve falta de responsabilidade, pois o médico me afirmou que tinha solicitado, mas a direção do HGR negou”, explicou.

A mulher ainda afirma que o problema seria uma possível falta de pagamento do Governo do Estado para a empresa que faz as entregas dos materiais cirúrgicos para a neurocirurgia do HGR.

“Esse é um descaso muito grave, não falo somente pelo meu marido, mas também por outros pacientes que aguardam por uma cirurgia de emergência. Antes de serem pacientes são pessoas, pais de família, filhos e trabalhadores”, frisa.

Outro lado – A reportagem da FolhaBV entrou em contato com a Sesau (Secretaria de Saúde) que se pronunciou por meio de nota. Confira na íntegra:

A Direção do HGR (Hospital Geral de Roraima) informa que está aguardando o recebimento dos insumos para realização da cirurgia do mencionado paciente.

Informações: Folha de Boa Vista