Acompanhante denuncia Governo por atraso de dois meses na liberação de recursos do TFD

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é voltado para pacientes que precisam de acompanhamento, mas a especialidade médica não está disponível na rede pública estadual. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) oferece o serviço, envia paciente para outros estados e fornece um auxílio financeiro para alimentação, moradia e transporte.

Esse auxílio, no entanto, pode demorar mais de dois meses para ser entregue. Pelo menos é o caso da paciente Francisca Fernandes Lima Silva, transferida para o Ceará para passar por um transplante de rins, e a filha Abigail Fernandes, de 19 anos, acompanhante da mãe.

Abigail relatou que as duas chegaram ao Ceará no dia 14 de dezembro de 2020, mas somente uma parte do auxílio chegou, no final de fevereiro. “Eles prometeram uma diária para nós de R$ 89,50 para pagarmos custos”, lembrou.

Essa ajuda deveria ter chegado nos primeiros 15 dias em que elas estavam no estado nordestino, contudo, demorou mais de dois meses. “Mando relatórios sobre nossa situação de forma regular, e, mesmo assim, esses problemas acontecem”, acrescentou.

Para se virar com as despesas, Abigail disse que precisou da ajuda de familiares em Boa Vista, que fizeram de tudo para garantir que ela e a mãe fiquem bem, mesmo estando em outro estado. “Meu pai teve que vender as coisas dele em Roraima para conseguirmos pagar aluguel, água, luz, alimentação e transporte. Até a moto ele vendeu”, declarou.

Outra dificuldade relatada pela jovem é que Francisca faz exames e tratamento em duas cidades diferentes, com distância de 25 quilômetros.

“Estamos morando em Euzébio, onde minha mãe faz tratamento, mas precisamos ir para Fortaleza fazer exames quase toda semana. Ligamos para a Sesau e só dizem para aguardar, aguardar, e nunca vem. Já estamos desesperadas porque ela tem consulta pra ir e exames para fazer”, lamentou.

CITADA

A Sesau informou que o pagamento do TFD da paciente está em trâmite no Fundo Estadual de Saúde, mas que na sexta-feira (19), foi identificado um erro nos dados bancários da paciente, e por isso o valor foi estornado. “O problema já foi corrigido e o pagamento deve ser efetuado ainda nessa terça-feira [23]”, garantiu.

Informações: Roraima em Tempo