Paciente com câncer nos olhos está desde dezembro esperando TFD

Uma paciente de 56 anos com melanoma de coroide (câncer nos olhos), estaria desde o mês de dezembro de 2020 esperando a liberação do TFD (Tratamento Fora do Domicílio) pelo Governo do Estado.

O filho da paciente, que não quis se identificar, disse que o processo não estaria em andamento, mesmo após diversas solicitações feitas à Sesau (Secretaria de Saúde).

“Alguns servidores da Sesau me ligaram três vezes para pedir a mesma informação, acredito que o processo está parado”, relatou.

Segundo o denunciante, o que tem atrapalhado no andamento do processo de TFD, seria por conta da solicitação de uma biópsia que não pode ser feito em Roraima, mas a Sesau estaria exigindo o exame da paciente para dar continuidade a Transferência.

“Eles pedem que minha mãe faça uma biópsia, sendo que esse exame também depende da liberação do TFD, porque não tem como fazê-lo em Roraima, pois aqui não tem um médico especialista”, frisou.

Ele explicou que a paciente precisa ser consultada por um oncologista ocular para o especialista examinar e fazer o diagnóstico pra poder iniciar o tratamento.

“Por conta dessa demora, ela está tendo risco de o câncer se espalhar pelo corpo. Eu e os demais familiares estamos sofrendo com essa situação. A minha mãe tem um câncer maligno que necessita de uma ação imediata e até agora não tivemos”, expôs a situação.

Outro lado – A reportagem da entrou em contato com a Sesau (Secretaria de Saúde) que se manifestou através da seguinte nota:

A Secretaria de Saúde por meio da CGRAC (Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle) informa que a paciente está sendo assistida pela Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), e foi encaminhada para o Tratamento Fora de Domicílio, devido à complexidade do exame/avaliação necessário (a) para a conclusão do diagnóstico clínico.

Reforça que a paciente deu entrada no pedido de TFD no dia 06 de janeiro e em menos de uma semana foi feito o contato e envio da documentação para o INCA, para o Hospital de Barretos e para a Unidade de representação em Manaus.

Ressalta que a representação de Manaus, está intercedendo junto a Unidade FCECON, sobre a possibilidade de acompanhamento do caso no Amazonas, para tanto será realizada uma avaliação pela médica oftalmologista, da Unidade, na tarde desta quinta-feira, 24, para definição se o exame poderá ser feito no estado vizinho.

Ressalta que quanto ao INCA (Instituto Nacional do Câncer) e Barretos, aguarda retorno sobre a solicitação realizada.

Informações: FolhaBV