Fila por cirurgias eletivas no HGR se arrasta por quatro anos

Situação teve início em 2017, o que teria ocorrido por falta de materiais que comprometeram a realização de procedimentos no HGR

No mês passado, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) havia informado, por meio de nota, que as cirurgias eletivas se encontram suspensas temporariamente na rede pública de saúde do Estado, desde o início da pandemia causada pela covid-19. Atualmente, cerca de 2.800 pessoas aguardam na fila para a realização de procedimentos cirúrgicos.

Mas esse problema se arrasta desde a gestão passada, em 2017, o que teria ocorrido por falta de materiais que comprometeram a realização de procedimentos no HGR (Hospital Geral de Roraima), a maior unidade hospitalar do Estado. À época, tal questão foi descrita em um ofício encaminhado pela direção do HGR à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Inconformado com o sofrimento de inúmeros pacientes que aguardam na fila por uma cirurgia eletiva em Roraima, suspensas como medida preventiva no período de pandemia, o deputado Eder Lourinho (PTC) encaminhou uma indicação ao Executivo estadual, pedindo urgência no retorno das cirurgias eletivas.

O parlamentar quer um posicionamento sobre a data de retorno do atendimento às pessoas já cadastradas no sistema, que esperam por um procedimento cirúrgico, principalmente os idosos e os mais debilitados.

“São muitos pacientes na fila esperando por cirurgias eletivas ou por algum procedimento cirúrgico, alguns por mais de ano, sem sucesso, muitos deles já fizeram os exames requisitados (risco cirúrgico) várias vezes e já venceram o prazo, e ainda estão tendo dificuldades de remarcá-los para continuar na fila de espera. É preciso otimizar esses serviços, mesmo com a pandemia, por que a doença não espera e avança a cada novo dia, causando sofrimento e dor nas pessoas que esperam pelos serviços”, ressaltou.

O deputado explicou que entende que não será possível atender na quantidade diária de antes, mas pelo menos uma quantidade que possa amenizar o sofrimento de espera das pessoas que sofrem. “O que não podemos é deixar pacientes morrerem esperando na fila por cirurgias, até porque, as pessoas não estão morrendo só de covid-19, morrem por outros motivos também. Por isso é que estou insistindo no retorno urgente das cirurgias eletivas”, apelou.

O parlamentar defende que a retomada das cirurgias vai amenizar e ajudar bastante na resolução dos problemas de saúde do estado, reduzindo a fila única e reforçando os procedimentos eletivos, possibilitando mais encaminhamentos e tratamento dos pacientes, o que vai reduzir a demanda.

Ele acredita que se as medidas forem adotadas como prioridade, muitas pessoas que hoje estão na fila de espera poderão ter uma vida normal, evitando complicações maiores e ganhando mais qualidade de vida.

“Já protocolei também uma indicação ao governador do Estado pedindo sua ordem de urgência no retorno desse atendimento como forma de socorrer o apelo da população de Roraima”, finalizou.

Citada

A Secretaria de Saúde, por meio de nota , informa que foi notificada nesta terça-feira (20) sobre a solicitação do parlamentar e que o setor responsável está fazendo a análise técnica.

A Secretaria esclarece que o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento está realizando todas as cirurgias de urgência e emergência, mas as cirurgias eletivas estão suspensas, por orientação do Ministério da Saúde, em função da pandemia de covid-19.

A Sesau ressalta ainda que já está organizando o planejamento necessário para a retomada das cirurgias, tão logo a situação de pandemia em Roraima esteja controlada. Nesse sentido está sendo estudada a possibilidade de reorganização o fluxo de atendimento para que sejam retomadas as cirurgias eletivas o mais breve possível.

A Sesau reitera que tem trabalhado com total transparência no que se refere à gestão dos recursos públicos e está sempre de portas abertas para dialogar com os órgãos de controle e a sociedade.

Informações e foto: FolhaBV