Boa Vista e nove municípios de RR estão em alerta ou risco para dengue, zika e chikungunya, aponta LIRAa

Equipe de combate ao mosquito Aedes no bairro Equatorial, zona Oeste de Boa Vista — Foto: Eduardo Andrade/Prefeitura de Boa Vista/Divulgação
Equipe de combate ao mosquito Aedes no bairro Equatorial, zona Oeste de Boa Vista — Foto: Eduardo Andrade/Prefeitura de Boa Vista/Divulgação

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) divulgado nessa quarta-feira (12) aponta que que Boa Vista e outros nove municípios do interior de Roraima estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya. (Veja a lista da situação por município abaixo)

Estudo divulgado pelo Ministério da Saúde, o LIRAa classificou três municípios em risco de surto, outros sete aparecem em alerta e cinco estão em situação satisfatória.

O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.

Segundo o Ministério da Saúde, em Roraima a maior parte dos criadouros foi encontrada em depósito de lixo (245), seguida de depósitos domiciliares (138) e lixo (61).

Boa Vista foi uma das quatro capitais do país a apresentar risco para dengue, zika e chikungunya. No estado, a situação pior é em Rorainópolis, no Sul do estado, onde o maior índice foi apontado (10%). O município com melhor situação é Normandia, no Norte, onde o estudo apontou 0%.

O Mapa da Dengue, como é chamado o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), é um instrumento fundamental para o controle do mosquito. Ele leva em consideração o índice de infestação predial (IIP), que é a relação entre o número de imóveis onde foram encontradas larvas do mosquito e o total de residências pesquisadas.

Veja a situação de todos os municípios:

Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) em Roraima

Município Situação
Alto Alegre 5,1% – RISCO
Amajari 1,4% – ALERTA
Boa Vista 5,1% – RISCO
Bonfim 0,9% – SATISFATÓRIO
Cantá 0,8% – SATISFATÓRIO
Caracaraí 0,9% – SATISFATÓRIO
Caroebe 1,3% – ALERTA
Iracema 0,9% – SATISFATÓRIO
Mucajaí 2,7% – ALERTA
Normandia 0% – SATISFATÓRIO
Pacaraima 3% – ALERTA
Rorainópolis 10% – RISCO
São João da Baliza 2,2% – ALERTA
São Luiz 1,7% – ALERTA
Uiramutã 1,6% – ALERTA
Informações: Alan Chaves, G1 RR — Boa Vista