Condutores são orientados sobre o funcionamento da Zona Azul no Centro de Boa Vista

Nesta terça-feira, 15, a Prefeitura de Boa Vista iniciou a fase de teste do Sistema Digital de Operação da Zona Azul em 12 ruas e avenidas do centro da capital. Neste primeiro momentos os condutores estão sendo orientados e conscientizados sobre a implantação e funcionamento do sistema.

A partir do dia 14 de fevereiro será feita a cobrança dos valores, conforme explicou o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros. “Esse funcionamento vai iniciar em 30 dias. Hoje iniciamos a parte de conscientização e orientação. O que recomendamos é que a partir de agora, os condutores comecem a mudar o hábito de deixar os veículos estacionados por muito tempo, pois não vai ser possível depois dos trintas dias”, explicou.

Estarão à disposição dos condutores, 32 monitores em todas as áreas para auxiliar, tirar dúvidas e fiscalizar. O condutor, Randson Sousa, estacionou na avenida Jaime Brasil na manhã desta terça-feira. Ele foi orientado sobre o funcionamento da Zona Azul e aprovou a iniciativa, que segundo ele, vai beneficiar muito os clientes que frequentam o Centro de Boa Vista.

“Uma excelente ideia, visto que a dificuldade de encontrar vaga nos estacionamentos, principalmente no Centro é difícil. Contamos com a sorte para conseguir uma vaga. Com este novo sistema de estacionamento, vai melhorar a vida da população que procura o local para fazer compras”, comentou.

A Zona Azul disponibiliza 1.600 vagas em 12 ruas e avenidas do Centro. São elas: Avenida Jaime Brasil; Avenida Getúlio Vargas; Avenida Sebastião Diniz; Rua Bento Brasil; Rua Floriano Peixoto; Avenida Benjamin Constant; Rua Nossa Senhora do Carmo; Rua Coronel Pinto; Rua João Pereira de Melo; Avenida Sílvio Botelho; Rua Inácio Magalhães e Rua José Magalhães.

Como vai funcionar?

Os espaços estão delimitados como Zona Azul (máximo 3 horas); Zona Amarela (mínimo 1 hora) e a Zona Branca (tolerância de 15 minutos). Os motoristas terão três opções para pagamento: através do parquímetro instalado no local, pelo aplicativo de celular (Pare Azul Boa Vista) ou diretamente com o Comerciante nos pontos de venda.

Os valores serão por hora, sendo R$ 2 para carro e R$ 1 para moto. Foi feita uma parceira com empresários; aqueles que se cadastrarem como ponto de vendas, receberão 5% do valor arrecadado por eles. A concessão foi feita junto a empresa Consórcio Brasmoove, por 15 anos, que atua no Brasil inteiro. Em caso de dúvida, a população pode acessar o site http://pareazul.com.br/boavista