Prefeita Teresa Surita lança última intervenção do Parque do Rio Branco

A maior obra turística de Boa Vista chega à fase de urbanização e construção de equipamentos. A prefeita Teresa Surita assinou na manhã desta sexta-feira, 26, durante entrevista coletiva no auditório do palácio 9 de Julho, a ordem de serviço para o início das obras da terceira e última intervenção do Parque do Rio Branco.

Nessa fase serão construídos o mirante, espelhos d’água, urbanização e local para ancorar barcos. Também serão plantadas 107 árvores, o equivalente a quase dez campos de futebol como parte dos trabalhos de jardinagem e meio ambiente.

“Eu acredito que essa obra vai ser o ponto de referência das pessoas para conhecer Boa Vista. Vai ser o ponto turístico mais importante da cidade, vai gerar emprego e renda e vai revitalizar o Centro”, destacou a prefeita Teresa Surita.

A terceira intervenção terá investimento de R$ 52,6 mi em recursos do Ministério do Turismo que serão repassados conforme a obra for avançando.

“Conforme a obra é executada, medida, testada, a Caixa Econômica Federal libera o dinheiro para que seja pago o que foi feito. Nós vamos trabalhar e fazer o possível para que até dezembro do ano que vem esta obra esteja pronta”, informou Teresa.

As obras do Parque do Rio Branco se iniciaram em abril de 2018. A primeira intervenção marcou a retirada de mais de 300 famílias da área de risco do Caetano Filho – Beiral, mediante pagamento de indenizações, com recursos próprios.

Na segunda intervenção, foram feitas a terraplanagem e drenagem da área, com elevação da avenida Sebastião Diniz e canalização do igarapé Caxangá. A obra está 85% concluída e o término está previsto para setembro deste ano.

O técnico em refrigeração, Pedro de Sousa Franco, 52 anos, viveu por cerca de 30 anos no Caetano Filho. Com o valor recebido da indenização, a família se mudou para outra área do bairro Calungá e não sofre mais com os alagamentos.

 “Graças a Deus que a prefeita veio com esse projeto. Eu fui o primeiro a receber a indenização e comprei logo meu terreno e fiz minha casa. Agora alagamento só na lembrança”, disse.

 O presidente do MDB, Romero Jucá, responsável por viabilizar os recursos para a obra, esteve no lançamento da terceira intervenção do Parque do Rio Branco.

  “Brigar com recursos em Brasília não é fácil. Mas a gente conseguiu, é um projeto [Parque do Rio Branco] muito bom. As verbas estão garantidas e a obra está encaminhada”, disse.