Comitiva internacional conhece trabalho da primeira infância em Boa Vista

Parceiras da Prefeitura de Boa Vista há alguns anos, a Fundação Bernard Van Leer, e Maria Cecília Souto Vidigal, visitam a cidade com frequência, acompanhando as ações que tem por objetivo transformar Boa vista na Capital da Primeira Infância e verificando in loco as intervenções urbanas que incorporam a primeira infância no planejamento da cidade, levando em consideração as necessidades de criança na faixa etária de até três anos.

As atividades deste sábado se iniciaram no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Nova Cidade, em visita as zonas seguras do projeto Urban95, cujo objetivo é o desenvolvimento de obras que transformem Boa Vista em uma cidade saudável ao desenvolvimento de bebês, crianças e suas famílias. Na ocasião, os visitantes acompanharam as intervenções que foram feitas em ambientes como a Escola Municipal Valdemarina Normando Martins e a Casa Mãe Nova Cidade.

Em seguida, a comitiva seguiu para ao Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), que recentemente inaugurou o bloco C, 100% climatizado, onde funcionam as áreas de urgência, emergência e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O hospital é a unidade de referência no Estado que atende crianças tanto da capital como de outros municípios e de países vizinhos.

Após o almoço, a visita seguiu para o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), onde foi feita uma breve apresentação de mapas e indicadores e a apresentação dos Desbravadores Digitais. Ao encerramento da programação, a prefeita e os secretários falaram sobre os próximos passos e o fortalecimento do Urban95 em Boa Vista. Teresa Surita não escondeu o orgulho ao mostrar as mudanças na capital.

_______________________________

“É sempre muito bom receber em nossa cidade pessoas comprometidas e preocupadas. A Fundação Bernard Van Leer é referência quando falamos em Primeira Infância e veio conferir de perto as mudanças que estamos fazendo por aqui. Para nós, criança não é futuro. Criança é presente. É hoje, é agora e é prioridade. Tornar Boa Vista a capital da Primeira Infância não é mais um sonho. Já é realidade”, destacou Teresa.

Prefeita Teresa Surita: “Tornar Boa Vista a capital da Primeira Infância não é mais um sonho. Já é realidade”

Cecilia Vaca Jones, diretora da Fundação Bernard Van Leer, destacou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido em Boa vista. “É maravilhoso o que a prefeita fez, porque foi basicamente pensar em uma cidade que se adapta às necessidades da primeira infância. Conectar todos os serviços, como um centro de saúde, um ‘Cras’, uma creche é mostrar como todos os serviços podem integrar-se e articular-se”, disse.

Segundo Cecilia, este é um modelo que pode ser replicado em qualquer lugar do mundo. “Acredito que o que acontece em Boa Vista, a política, os serviços e a vontade de mudar e tornar-se a capital da primeira infância, sem dúvida, pode ser um exemplo para o mundo, e já é um exemplo para o mundo o que está sendo construído. Esperamos que possamos seguir apoiando este processo”.

Claudia Vidigal, representante na América Latina da Fundação Bernard Van Leer, falou da experiência que foi conhecer o trabalho desenvolvido pela prefeita Teresa Surita. “Para nós da Van Leer tem sido uma experiência fantástica acompanhar o trabalho da Teresa no município. Quanto mais a gente entende o trabalho, mais a gente percebe que a liderança da Teresa, colocando todos os secretários, e não só eles, mas os professores e a comunidade como um todo a bordo do projeto, a gente vai vendo que as crianças vão tomando as ruas, tomando os espaços”, destacou.

Comitiva – A agenda da comitiva teve início na sexta-feira, 4, contando com a participação do ministro da Cidadania Osmar Terra. Foram visitadas a sede do Família Que Acolhe (FQA) e o Centro de Referência e Assistência Social do Sílvio Leite, para conhecer o trabalho do Programa de Visitação Domiciliar do Programa Família que Acolhe e Criança Feliz. Na ocasião, acompanharam a posse de 60 visitadores, 8 supervisores e 4 psicólogos para atuarem no programa.

O Programa de Visitação é a junção do Família que Acolhe e do Criança Feliz, e está sendo executado em Boa Vista desde 2017, administrado pela Secretaria Municipal de Gestão Social e Projetos Especiais. Como piloto, começou em três Cras: Nova Cidade, Centenário e Sílvio Leite e se expandirá a partir desta segunda-feira.