Caso de raiva animal é confirmado em exame preliminar

Um novo caso de raiva animal foi confirmado em Boa Vista, por meio de um exame preliminar. O cachorro que tinha sintomas da doença morreu no mês de março deste ano, no bairro Asa Branca, zona Oeste da Capital. Antes de morrer, o animal mordeu duas pessoas na residência onde vivia. A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) recebeu a notificação do caso, esteve no local e recolheu o corpo do animal.

O material encefálico do animal foi enviado pelo Laboratório Central de Saúde de Roraima (Lacen) ao Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará, para análise. Na última sexta-feira, 17, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu um resultado preliminar do exame apontando positividade para raiva. Novos exames serão feitos para a confirmação concreta da doença.

A última confirmação de raiva animal foi registrada em Boa Vista em 2016. Nesse mesmo ano, um adolescente de 14 anos contraiu a doença e veio a óbito, confirmando assim o primeiro caso de raiva humana desde 1976.

A identificação do caso da raiva animal, no mês passado, só foi possível após Josemar Sales e seu filho de 11 anos terem sido mordidos pela cachorra que foi adotada pela família havia 11 meses. “Um dia antes do ocorrido meu filho deu banho nela e aparentemente estava tudo bem. Só que no dia seguinte, amanheceu assustada, agitada, descontrolada e latindo muito. Retiramos ela de casa e, ao tentar retornar, acabou mordendo eu e meu filho e pouco tempo depois morreu”.

Além do animal morto, Sales contou que tinha mais três cães em casa que foram recolhidos para ficarem em observação por 180 dias no Centro de Zoonoses. “Nesse período, ficarão em observação para verificar qualquer mudança de comportamento, bem como serão examinados”, disse. Após o incidente, Sales destacou a importância de vacinar os animais. “Eu adotei essa cachorra da rua, não dei importância à vacinação e estava esperando a campanha. Deixo um alerta que é necessário vacinar nossos cães e gatos para evitar qualquer problema, como esse que tivemos em casa”, ressaltou.

SESAU – A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que a coleta de amostras do vírus da raiva é realizada pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Boa Vista. Após a coleta, a amostra é levada até o Laboratório Central (Lacen), que providencia o transporte aéreo da amostra junto ao Ministério da Saúde, para o Instituo Evandro Chagas, em Belém-PA.

Informou ainda que recebeu os resultados preliminares, mas que ainda aguarda os resultados finais das análises, e assim que for concluído serão enviados ao Centro de Zoonoses.

Após registro de caso, Prefeitura inicia vacinação em animais no Asa Branca

A Prefeitura de Boa Vista informou que após a confirmação do caso de raiva, e seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, uma equipe do Controle de Zoonoses iniciou na segunda-feira, 20, uma ação de bloqueio vacinal em cães e gatos no bairro Asa Branca, onde o animal vivia, e nas imediações. Nesse perímetro já foram vacinados mais de 1000 animais até essa terça-feira, 21.

A equipe da UVZCZ realizou também uma busca ativa de todas as pessoas e animais que tiveram algum contato com o cão. O dono do animal e o filho, que também foram mordidos, foram vacinados e estão sendo acompanhados pela equipe da Vigilância em Saúde da prefeitura.

A prefeitura alerta que é essencial que os donos de cães e gatos entendam a importância de garantirem o bem estar dos animais de estimação, por meio da vacina antirrábica, para não prejudicarem inclusive a saúde humana.

“A Prefeitura de Boa Vista garante o acesso da vacina antirrábica o ano inteiro no Centro de Zoonoses, além das campanhas anuais de vacinação contra a raiva. Em 2018, foram imunizados mais de 33 mil animais na área urbana, além da vacinação na área rural de Boa Vista que imunizou mais de 1000 cães e gatos”

Informações e foto – Folha de Boa Vista