Mais de 180 pontes de vicinais estão danificadas no interior

As estradas vicinais no Estado estão com pouca acessibilidade devido à precariedade das pontes de madeira em todos os municípios do interior, segundo informou a defesa Civil Estadual. Algumas pontes foram destruídas pelo fogo no início do ano, outras caíram pela falta de manutenção e a grande maioria está precisando urgentemente de reparos e até reconstrução total. Isso levou os municípios de Caracaraí e Amajarí a entrarem com pedido de situação de emergência junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Até o momento, nos sete municípios em que a Defesa Civil Estadual encerrou a vistoria das pontes, o resultado aponta que pelo menos 186 pontes de madeira estão em situação precária e que precisam de reparos urgentes. Os municípios vistoriados foram Uiramutã, Amajarí, Caracaraí, Mucajaí, Bonfim e Cantá, que totalizaram 170 pontes danificadas, além do município de Normandia, este último encerrado esta semana e que o relatório ainda não foi entregue, mas que das pontes vistoriadas 16 apresentaram problemas de manutenção.

“A maioria destas pontes, em todo o Estado, precisa de imediata intervenção, ou para reconstruir ou para reformar”, disse o coordenador Executivo Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira. “São pontes que estão a mais de quatro anos sem manutenção e nem reparos”, afirmou.

O trabalho iniciou este ano e a pretensão da equipe da Defesa Civil é encerrar as vistorias nas vicinais dos municípios de Boa Vista, Iracema, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Rorainópolis, Alto Alegre, Pacaraima e Caroebe.

“Ao final dos trabalhos de cada município é feito um relatório e encaminhado a Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura), destacando aquelas pontes que precisam de intervenção emergencial e que temos uma boa parceria para realizar estas obras, que envia o relatório para o governador e solicitando liberação de verbas para em caráter emergencial”, disse. “Sabemos que isso é de competência dos municípios, já que se trata de vicinais, mas conhecemos a situação das prefeituras que não têm condições financeiras para fazer as obras. E também enviamos os relatórios para as prefeituras para que, caso o prefeito queira entrar com pedido de emergência, o relatório deve estar anexado ao pedido, por exigência da Secretaria Nacional de Defesa Civil”, afirmou.

Ele informou que na semana passada houve treinamento para servidores da Prefeitura de Normandia, para que o prefeito possa nomear a defesa Civil do Município. “Todos os municípios têm que ter a sua Defesa Civil para poder haver as vistorias e balizar o decreto de emergência”, disse.

Governo diz que responsabilidade pelas pontes é dos municípios

Em nota, a Seinf informou que recebeu até agora os relatórios referentes a cinco delas, sendo três em Caracaraí e duas em Mucajaí.

Entretanto, devido à situação de calamidade financeira pela qual passa o Estado e o bloqueio da Cide (Contribuição sobre Intervenção de Domínio Econômico), feito pelo Ministério dos Transportes, segundo o governo anunciou novamente, em consequência de irregularidades na gestão passada, ainda não dispõe de recursos para a reconstrução das pontes que precisam de reparos. Roraima tem mais de 9 mil quilômetros de estradas vicinais e cerca de 2.500 pontes de madeira, as quais os municípios não conseguem dar a manutenção necessária sozinhos e o Governo está buscando meios para atender à grande demanda que existe em todo o Estado. “Governo do Estado reitera que, apesar de uma decisão do Tribunal de Justiça determinar que a responsabilidade pela manutenção e recuperação de vicinais e pontes seja dos municípios, dentro de suas possibilidades financeiras, irá ser parceiro das prefeituras na busca de solução para sanar esses problemas e deverá definir em conjunto com os deputados quais as vicinais e pontes serão atendidas com os recursos destinados pelas emendas parlamentares”.

Informações – Folha de Boa Vista – Foto: ACI/CBMRR