Denarium reúne órgãos de segurança para discutir redução da criminalidade em RR

Objetivo é elaborar um projeto que garante a vinda de recursos federais para o Estado e dar uma resposta imediata para a população (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)
Objetivo é elaborar um projeto que garante a vinda de recursos federais para o Estado e dar uma resposta imediata para a população (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

As forças de segurança e órgãos de controle dos níveis federal, estadual e municipal que atuam em Roraima se reuniram na segunda-feira, 01, com a finalidade de traçar estratégias para a redução da criminalidade e definição de prioridades para aumentar a sensação de segurança em todos os municípios do Estado.

A reunião aconteceu no Palácio Senador Hélio Campos e contou com a participação de representantes do Exército Brasileiro, Procuradoria-Geral do Estado, Ministério Público Estadual, Federal, Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, Departamento Estadual de Trânsito, Casa Militar, Secretaria de Justiça e Cidadania, Força Tarefa de Intervenção Penitenciária e Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito de Boa Vista.

Na ocasião, os agentes públicos discutiram as suas realidades e determinaram uma atuação em três módulos: a primeira será voltada para ações mais pontuais, de atuação imediata e com um grupo reduzido de membros. A segunda, uma atuação de nível médio, onde serão focadas as ações em bairros e municípios.

A força-tarefa maior, de nível 3, terá uma atuação mais permanente, com membros compondo a equipe de forma integral. A previsão é que os membros desse grupo atuem nas dependências da Secretaria de Segurança Pública de Roraima (Sesp).

Ainda não há previsão, no entanto, de quando as ações entrarão efetivamente em prática, mas a expectativa do secretário de Segurança Pública, coronel Olivan Júnior, é que até outubro o Estado já esteja trabalhando integralmente e recebendo valores oriundos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

“A gente precisa primeiro que nosso Fundo de Segurança seja aprovado na Assembleia Legislativa do Estado para que possamos nos credenciar e receber recursos específicos para a segurança pública”, informou Olivan. “A configuração das forças tarefas que tem componentes de diversos segmentos vão permitir que a gente dê respostas mais imediatas para a população de Roraima, que é o que a sociedade espera”, complementou o secretário.

O governador do Estado, Antonio Denarium (PSL), completou que é preciso integrar as forças de segurança, da Justiça e os órgãos de controle por conta das características do Estado, que vive em uma fronteira com outros dois países.

“Vários tipos de trabalho podem ser integrados. As blitzen, por exemplo, podemos unir todas as forças para fazer um combate às irregularidades. É só junto com todas as forças que vamos fazer um trabalho de combate ao crime organizado, para que a gente possa atingir todos os criminosos e dar mais segurança para a população”, frisou Denarium.

Informações: Folha de Boa Vista