Mais de 70% das famílias roraimenses estão endividadas, aponta pesquisa

Ao todo, são 68 mil famílias endividadas. Cartão de crédito é a principal dívida, segundo pesquisa
Ao todo, são 68 mil famílias endividadas. Cartão de crédito é a principal dívida, segundo pesquisa

Cerca de 68 mil famílias roraimenses estão endividadas, o que equivale à 74% de todas que existem no estado. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio, e são referentes a junho deste ano.

A pesquisa, que divulga os dados mensalmente, aponta que este é o maior número registrado desde julho de 2018, que contou com o endividamento de 74,3 mil famílias.

De acordo com o economista da Federação do Comércio e Turismo de Roraima (Fecomércio-RR), Fábio Martinez, estes dados são frutos de quatro aumentos seguido do nível de endividamento nos últimos meses.

“Essa elevação está relacionada ao crescimento de endividamentos com o cheque especial e cheque pré-datado. Por outro lado, houve uma redução nas dívidas com cartão de crédito, crédito consignado e carnês de lojas”, explicou.

Mesmo com a redução, cartões de crédito continuam sendo a principal dívida da família roraimense, representando 60,5% das dívidas, seguido pelo carnê de lojas, com 28%, e crédito consignado, 17,1% .

Essas dívidas, ainda segundo a pesquisa, comprometem em média 28% da renda familiar. Dentre as pessoas que têm contas em atraso, o tempo médio que elas estão vencidas é de 50 dias.

Os dados também apontam que 39,2% das famílias de Roraima estão com contas atrasadas, equivalente a 36 mil destas, e 2,1% não terão condições de pagar, o que equivale a 1,9 mil linhagens.

Informações: G1 Roraima