Justiça solta venezuelano preso acusado de ter matado empresário

Yorbin Moises Ponce Dias, de 31 anos, imigrante de nacionalidade venezuelana, teve sua liberdade concedida pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) nesta segunda-feira (29) após permanecer 45 dias detido na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. Dias e um adolescente de 17 anos foram presos acusados pelo assassinato do empresário Antônio Coelho de Brito, 69, o “Simbaiba”, ocorrido em 16 de junho deste ano.

A dupla que foi capturada um dia depois do crime permaneceu detida mesmo após a Polícia Civil constatar por meio de imagens produzidas por câmeras de vigilância, que o pintor Eriton Leitão Brandão, 26, seria o verdadeiro responsável pela morte.

Em depoimento, o pintor – que foi preso em seu local de trabalho – afirmou que teve seu aparelho de celular roubado pelos dois imigrantes, o que alterou a tipificação do crime relacionado a eles. O adolescente foi liberado uma semana depois, mas Yorbin permaneceu preso.

A Defensoria Pública havia solicitado o relaxamento da prisão do imigrante – que não constituiu advogado – em 16 de julho, um dia antes da liberação de Eriton.

Em sua decisão referente à soltura do imigrante, o juiz da Vara de Crimes Contra Vulneráveis, Raimundo Anastácio Carvalho Dutra Filho, entendeu “Ser o caso de substituição da prisão preventiva por medida diversa, sendo suficiente, por ora, para o resguardo da ordem pública e garantia instrução penal” e fixou como medidas cautelares a Yorbin, manter atualizado seu endereço e apresentar-se a cada dois meses perante a justiça.

O CASO – O empresário foi morto na manhã do domingo, 16 de junho, no bairro Pricumã, zona oeste de Boa Vista, quando encontrou o pintor dentro do seu local de trabalho. Ambos travaram luta corporal e a vítima foi assassinada a golpes de pá. A força utilizada foi tão extrema que Antônio perdeu os dentes e teve um lado da face amassado, além de quase ter perdido o nariz.