Mais 3 envolvidos em execução de adolescente com deficiência mental são presos em Roraima

Polícia identificou 10 envolvidos no crime: oito já estão presos e dois são procurados — Foto: Fabrício Araújo/G1 RR

Mais três envolvidos no assassinato brutal do adolescente Josué Oliveira da Silva, de 16 anos, foram presos em ação conjunta das polícias Civil e Militar de Roraima. No total, são dez envolvidos no crime, todos membros de uma facção criminosa. Dois ainda estão foragidos.

Josué, diagnosticado com deficiência mental, foi acusado pelos assassinos de ser integrante de uma facção rival e foi executado no “tribunal do crime”. Entretanto, segundo a delegada Eliane Gonçalves, responsável pelas investigações, o garoto era inocente e não tinha envolvimento com o crime organizado.

Cinco suspeitos já haviam sido presos, no dia 17 de julho, por participação no assassinato. Todos tiveram a prisão decretada pela Justiça, à pedido da delegada, e sete já estão na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), zona rural de Boa Vista. Um deles, preso nesta terça (6), passa por procedimentos na polícia e deve ser levado ao presídio.

A Polícia Civil apresentou, nesta terça, os três presos: Jefferson Lima da Silva, o “Delas”, preso em via pública, Kelson Sabino, vulgo “Kelsinho”, que se entregou, e Cláudio dos Santos Furtado, o “Chaca na Bobina”, localizado em casa, pela manhã.

Segundo Eliane, Chaca na Bobina foi quem dirigiu o carro no dia do crime. Ele nega envolvimento em outros crimes, embora os outros integrantes da organização apontem a sua participação.

“Na organização criminosa cada um tem uma função, alguns confessaram que têm a função específica dentro do grupo, e recebem semanalmente uma peça de droga para revenda. Parte da venda é dada para organização e parte fica com eles”, explicou a delegada.

Dois envolvidos no crime ainda são sendo procurados. Um é um adolescente e o outro Werlyton Silva Santos, ambos considerados foragidos pela polícia. Informações acerca do paradeiro deles podem ser repassadas por meio do (95) 99139-9529, número da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap).

O caso

Josué Oliveira da Silva, de 16 anos, foi julgado pelo “tribunal do crime” e morto. Seu corpo foi encontrado perto de um balneário da região do urubuzinho, na zona Rural de Boa Vista, no dia 16 de julho.

Segundo a família, o jovem tinha deficiência mental e não possuía envolvimento com crime organizado. A informação foi confirmada pela delegada e o secretário de Justiça e Cidadania, André Fernandes, afirmou que existem áudios em que a própria facção admitiu que a quadrilha cometeu um erro.

“Os próprios integrantes da facção foram pegos em gravações dizendo que foi um erro deles terem estabelecido um tribunal do crime. Estamos trabalhando desde o dia 16 na busca por estes oito que já foram presos”, declarou Fernandes.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o garoto afirmando fazer parte de uma facção criminosa. Segundo a PM, o corpo foi encontrado com um profundo corte no pescoço.

A investigação da Dicap e da delegada apontou que o jovem não sabia do que estava falando, e só respondia aos questionamentos de forma positiva e sorrindo, porque não sabia o que estava acontecendo.

Informações: G1 Roraima