Na próxima semana, Boa Vista será representada na 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC) pela Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira. O evento ocorre de 13 a 16 de agosto, em Mateus Leme, Minas Gerais.

O aluno Eyron Marcallython, a professora Leia Moreno e a gestora Djanice de Sousa vão levar experiências do projeto “Construindo um Futuro Saudável”, que conquistou o 1º lugar na Feira Estadual de Ciências de Roraima no ano passado, na categoria Ensino Fundamental I. A ida a Minas Gerais faz parte da premiação.

O foco do projeto é incentivar a comunidade escolar a ter hábitos mais saudáveis na alimentação e prática de atividades físicas, visando à melhoria da qualidade de vida, o bem-estar físico, social e emocional.

“O que mais chamou a atenção foi o tema que envolveu atividades tantos para os alunos quanto aos pais. Eles levaram para a família, teve relatos que muitos estavam aderindo a uma nova alimentação e atividades funcionais, e que a partir do projeto eles começaram a ter melhor qualidade de vida”, comentou a professora.

Durante a execução do projeto, alunos fizeram pesquisa de campo, na internet, assistiram a vídeos e palestras, além de trocas de experiências em rodas de conversas. Um aprendizado que envolveu alunos, pais e funcionários.

Eyron está alegre pois sua primeira participação em uma feira de ciências lhe deu a oportunidade de viajar representando a sua turma de 2018 (3º Ano B) e, o melhor, conseguiu melhorar alguns hábitos em casa através do projeto.

“Minha sensação é de alegria. No início, a professora trabalhou com a gente na base do livro de ciências, focando na lição 28 sobre atividades físicas e alimentação saudável. Meu pai comia muita gordura, carne frita, a partir do projeto consegui mudar e agora ele come mais verduras e alimentos mais saudáveis”, disse o menino.

FEMIC 2019

A Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC) é um movimento pedagógico independente e multidisciplinar de incentivo à ciência, tecnologia e inovação no ambiente das escolas públicas e privadas brasileiras, com ênfase em Minas Gerais.

O evento foca na promoção e no estímulo de jovens pesquisadores da educação básica para o direcionamento de projetos de Iniciação Científica nas diferentes áreas do conhecimento. Uma das afiliadas da Femic é a Feira Estadual de Ciências de Roraima.

Informações – Roraima Em Tempo – Foto – Divulgação