A prefeita Teresa Surita reforçou o cuidado e compromisso com a primeira infância em Boa Vista e entregou nesta quarta-feira, 28, a 34ª unidade de ensino municipal construída pela atual gestão em sete anos. A Proinfância Emília Rios Peixoto, localizada no bairro Cidade Satélite, tem capacidade para atender 300 crianças.

Uma parte das crianças atendidas aguardava disponibilidade de vagas via Call Center. A faixa etária atende dos 2 aos 3 anos e 11 meses. As demais crianças têm até 5 anos e 11 meses e moram no mesmo bairro da nova creche, pois a gestão municipal acredita que quanto mais perto de casa as crianças estudarem, melhor será o aprendizado delas.

“Essa creche era uma obra esperada há muito tempo, nós tivemos muitos problemas para  poder concluí-la, porque aderimos uma licitação do Governo Federal, mas a empresa quebrou e tivemos que fazer todo um processo de licitação de novo para a gente chegar até aqui”, explicou a prefeita Teresa Surita.

A nova creche conta com espaços lúdicos, confortáveis, estrutura moderna e  acessibilidade. Os alunos também receberam uniformes novinhos para começarem o aprendizado com estilo.

“Hoje é com muita satisfação que estou no Cidade Satélite entregando a primeira das três creches que o bairro vai receber. É um motivo de muito orgulho para mim. Eu gostaria de agradecer todo o pessoal da Educação, pela dedicação quem tem em relação ao trabalho que desenvolvem em todas as escolas”, disse a prefeita.

A Proinfância Emília Rios Peixoto possui quatro blocos: um administrativo, um de serviços e dois  pedagógicos.Possui rampas de acesso, piso tátil, sanitários e vestiários (feminino e masculino) para os alunos com deficiência. “Quando eu mostro nossas escolas fora de Boa Vista as pessoas acham que estou mentindo. Só acreditam quando vêm para conhecer, porque uma escola como essa não fica devendo nada para uma escola particular, inclusive em termos de educação de material, de merenda. Nós temos hoje uma condição excepcional nas nossas escolas”, frisou a prefeita.

São oito salas de aula, uma sala multiúso, cozinha, refeitório, salas de repouso, solário, banheiros infantil e adulto e para pessoas com deficiência, além de um pátio coberto. Em vez da alvenaria convencional, foram utilizados materiais pré-moldados. O novo padrão melhora a funcionalidade, o desempenho térmico e acústico do prédio.

A prefeita ressaltou que essa é uma obra de qualidade que vai atender uma parte das crianças que precisa ir para a creche, que é a maior demanda. “E não é só a de Boa Vista, a maior demanda do Brasil são as crianças de creche e de Proinfância e, Boa Vista está procurando diminuir essa demanda através de novas construções. Peço que cuidem desse espaço, que é um espaço que não pertence a mim, não pertence a prefeitura, mas é um espaço para as crianças e para a comunidade”, garantiu.

Desde a primeira gestão, em 2001, foram construídas e reformadas mais de 70 unidades de ensino em Boa Vista. Desde 2013, essa é a 34ª unidade de ensino construída na capital. Para estimular o aprendizado, as escolas utilizam metodologia moderna com robótica, lego, salas lúdicas, tablets e computadores.

Com essa nova Creche Proinfância, Boa Vista passa a ter 121 unidades de ensino. Agora são 70 escolas urbanas (sendo dessas 9 Proinfâncias), 33 creches (Casas Mãe), 12 indígenas, 5 rurais e 1 Centro Integrado de Educação Especial. A rede municipal de ensino possui atualmente 42 mil alunos matriculados.

O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Arthur Henrique Machado, ressaltou que hoje a gestão está entregando um equipamento público de educação, que é um dos mais importantes na gestão municipal.

“Quero parabenizar a prefeita Teresa por esse trabalho. O compromisso dela não é só com o trabalho, mas com as pessoas. Ela sabe que para transformar Boa Vista tem que transformar as pessoas e é isso que um equipamento como esse vai fazer. Então, parabéns também à comunidade do Cidade Satélite, por receber um equipamento desse e pelos pais terem a oportunidade de colocar seus filhos para estudar aqui”, comemorou.

As matrículas nas unidades de ensino municipal são feitas pelo Call Center, sem precisar que os pais fiquem dias e dias em filas esperando para matricular o filho. Todas as 33 Casas Mãe já existentes foram completamente reformadas e ampliadas nos últimos anos. A tecnologia hoje é realidade na sala de aula com os tablets, mesas pedagógicas, brinquedos da Lego, lousas digitais e robótica.

Todo o investimento reflete o compromisso da gestão em ampliar cada vez mais o acesso das crianças a uma educação de qualidade, levando em conta a estrutura das escolas,  merenda balanceada, fardamento e o preparo dos professores para garantir um ensino igualitário.

Homenageada

Emília Rios Peixoto é natural de Manaus, Estado do Amazonas. Nasceu em 31 de julho de 1931 e faleceu em 22 de junho de 2019. É filha de portugueses e foi casada com Hildo Montenegro Peixoto (falecido). Ela teve 5 filhos, 10 netos e 4 bisnetos.

 Emília amava Boa Vista, a terra que escolheu para viver, criar e educar seus filhos. Tinha orgulho de ter adotado a cidade e desfrutar de tudo que a região lhe proporcionava.

A emoção tomou conta dos familiares, que relembraram todo amor pela matriarca e o amor que ela tinha por essa cidade. “Eu quero agradecer a prefeita por mais esse gesto comigo. Agradecer sua lealdade comigo e eu com ela, dizendo que isso só faz engrandecer meu respeito e minha gratidão. Conte sempre comigo”, disse o filho da homenageada, Daniel Peixoto, secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here