PF faz combate ao tráfico e a exploração de venezuelanos

Investigações apontam que o empresário estaria traficando venezuelanas para serem exploradas sexualmente em outras regiões do Brasil (Foto: Diane Sampaio / Folha BV)
Investigações apontam que o empresário estaria traficando venezuelanas para serem exploradas sexualmente em outras regiões do Brasil (Foto: Diane Sampaio / Folha BV)

A Polícia Federal cumpriu ontem (17) um mandado prisão em Boa Vista e nesta quarta-feira (18) um de busca e apreensão foi expedido para cumprimento no município de Pacaraima, local onde ocorreria o aliciamento dos imigrantes e o trabalho análogo ao escravo, contra um homem suspeito de ser responsável por submeter imigrantes venezuelanos a tais situações.

As investigações tiveram início após relatos de venezuelanos de que estariam trabalhando por valores irrisórios, como cinco ou dez reais por dia, e que mulheres e adolescentes chegariam a trabalhar sem remuneração alguma.

Todos executariam trabalhos na construção civil, com jornadas de 12 horas diárias e sem dias de descanso.

A alimentação, precária e em quantidade insuficiente, seria fornecida pelo próprio empregador, e sempre descontada dos funcionários.

Além da alimentação, o homem cobraria outros itens dos trabalhadores, como a água (que não receberia tratamento) e uma suposta energia elétrica, que não era fornecida.

TRÁFICO

Diligências e novos depoimentos colhidos pela PF em inquérito policial levantaram indícios que confirmariam as denúncias feitas. As investigações apontam, ainda, que o empresário estaria traficando venezuelanas para serem exploradas sexualmente em outras regiões do Brasil, além de ser responsável pelo envio de imigrantes para trabalharem em condições semelhantes em outros estados.

Os trabalhadores morariam em barracas improvisadas sem acesso a banheiros, e seriam proibidos de se ausentar do local por mais que uma hora.

Informações: Folha de Boa Vista