Comerciantes de Boa Vista são orientados a evitar poluição visual nas calçadas

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Município de Boa Vista (EMHUR), promoveu na manhã desta segunda-feira, 23, a Campanha de Combate à Poluição Visual em Boa Vista, para orientar e sensibilizar comerciantes sobre propagandas irregulares, principalmente em calçadas.

A poluição visual em questão é caracterizada pela colocação de cartazes em excesso ou outdoors, exibição de faixas e cartazes dos produtos à venda e por anúncios luminosos colocados ao longo das vias urbanas, que afetam a visibilidade das pessoas que transitam pela cidade.

Por conta disso, fiscais da Emhur, acompanhados por integrantes do Programa Braços Abertos, visitaram os estabelecimentos comerciais e de serviços ao longo da avenida orientando sobre a importância de seguir o Código de Postura do Município e o Estatuto da Cidade. 

Conscientizar comerciantes, moradores e qualquer cidadãos sobre os impactos negativos causados pela poluição visual e a importante de manter a paisagem preservada para melhor percepção dos elementos que compõem a cidade, justificou Angélica Leite, diretora-presidente da EMHUR.A técnica em saúde bucal e moradora do bairro Cruviana, Michele Sousa, classificou a ação na Ataíde Teive como importante para a segurança. Tem os obstáculos e o risco de ser atropelado, principalmente as pessoas que andam de bicicleta. E, para se locomover na calçada e depois ter que descer é muito perigoso disse.

Remoção dos outdoors – Os fiscais da EMHUR também orientaram as empresas que atuam no ramo de publicidade com outdoors e removerem todos os que estavam e situação irregular, instalados nos cruzamentos das avenidas. Alguns empresários já cumprem o que determinam as leis.

Por lei, outdoor em cruzamento não são permitidos por causar distração aos motoristas e pedestres em ruas e avenidas, aumentando o risco de acidentes. A fixação de peças publicitárias em postes e arvores também é proibida.