Jucá aciona órgãos fiscalizadores para apurar denúncias sobre energia em RR

Romero Jucá pede que seja apurada denúncia sobre adulteração dos medidores de energia elétrica - Foto: Divulgação
Romero Jucá pede que seja apurada denúncia sobre adulteração dos medidores de energia elétrica – Foto: Divulgação

O presidente do MDB em Roraima, Romero Jucá, enviou ofício aos órgãos de fiscalização solicitando providências para que sejam apuradas as suspeitas de adulteração dos medidores de energia elétrica. O tema ganhou atenção, depois que uma notícia sobre a existência dessa prática em Rondônia passou a circular localmente.

Conforme a suspeita levantada, técnicos das empresas de energia estariam adulterando os medidores para que fosse registrado consumo 40% acima do real, impactando no aumento da conta de energia. A ocorrência foi registrada em Rondônia e chegou ao público com os trabalhos da CPI do Setor Energético.

Em depoimento aos deputados rondonienses, um dos técnicos do Instituto de Pesos e Medidas confirmou que os medidores estavam sendo adulterados. O Ipem mantém contrato com a Energisa, empresa responsável pelo fornecimento de energia em Rondônia.

Considerando o caso precedente e a preocupação gerada na população roraimense, Jucá solicitou investigação para que se comprove se fatos dessa natureza também estão ocorrendo em Roraima.

“É papel dos órgãos acionados fiscalizar essa situação. Existe precedente em Rondônia e como houve um alarde geral entre a população do nosso Estado é necessário que isso seja apurado com atenção para que se esclareça qualquer dúvida existente, especialmente, por parte dos consumidores”, explicou.

Além das suspeitas em relação à Roraima Energia, uma das notas sobre o tema que circulou localmente, afirmava ainda que Jucá é dono da empresa. Considerando esse fato, o ex-senador pediu ao Ministério Público Estadual, à Assembleia Legislativa e à Roraima Energia que sejam adotadas medidas para combater esse tipo de fake news.

“Fui vítima frequente desse tipo de informação mentirosa, divulgada principalmente pelos grupos de whats e que se tornou mais frequente, durante a campanha eleitoral. Não tenho nenhuma relação com a empresa Roraima Energia, nem com as termoelétricas. Não sou dono, nem sócio de nada, apenas trabalhei como senador para contribuir com uma solução viável à questão energética de Roraima, principalmente, depois que a crise se instalou na Venezuela a partir de 2016”, explicou Jucá.

INVESTIGAÇÃO

No ofício endereçado ao Ministério Público, à ALE e à Roraima Energia, Romero Jucá pede que sejam adotadas providências no sentido de apurar a denúncia de adulteração dos medidores de energia; investigar as denúncias que atribuem a ele participação no controle da empresa Roraima Energia e ainda que sejam denunciados e punidos os responsáveis pela divulgação e incitação da população com essas fakes news.

À Assembleia Legislativa, o político acrescenta ainda que seja instaurada de maneira efetiva a CPI da Energia Elétrica e que o grupo parlamentar se dedique a investigar as denúncias relatadas no documento.

Informações: Roraima em Tempo