MANIFESTAÇÕES – Justiça manda madeireiros liberarem rodovia

Bloqueio teve início na manhã desta quinta-feira (24) e foi derrubado pela Comarca de Rorainópolis (Foto: Divulgação)
Bloqueio teve início na manhã desta quinta-feira (24) e foi derrubado pela Comarca de Rorainópolis (Foto: Divulgação)

Uma decisão judicial da comarca de Rorainópolis, publicada na tarde desta quinta-feira (24) invalidou a continuação do bloqueio da BR-174 sentido sul, organizado pelo Sindicato da Indústria de Desdobramento e Beneficiamento de Madeiras, Laminados e Compensados de Roraima, o Sindimadeiras-RR, na altura de Vila Nova Colina.

Antes do recebimento da decisão judicial, os madeireiros já haviam fechado a estrada em protesto permitindo que o trânsito na rodovia federal apenas por um período de 30 minutos a cada duas horas de bloqueio. Os manifestantes afirmaram que a estrada somente seria liberada após a resolução de todas as demandas. O movimento continua, mas ainda não há um novo local definido para os trabalhos.

O protesto aconteceu por conta da falta de diálogo com a Superintendência da Polícia Federal do Amazonas quanto às cargas de madeira apreendidas nos portos de Manaus, além do não atendimento junto a autoridades locais em relação às pautas da categoria. “Por isso, partiu a ideia do grupo de fazer o bloqueio da BR-174 para chamar a atenção das autoridades”, afirmou Oneber de Magalhães, presidente do Sindimadeiras-RR.

PÚBLICO – Foi estimada pelo sindicato, a participação de cerca de 10 mil pessoas dentre madeireiros, comerciantes e população de Rorainópolis e municípios vizinhos do Sul do Estado, Iracema e Mucajaí, da região Centro-sul, de Boa Vista e Cantá, mas as fotos do local mostram que menos de 50 pessoas participaram do protesto.

A motivação para a participação dos trabalhadores e população desses municípios, principalmente Rorainópolis, seria por conta da grave crise econômica que assola a região.

“A população daquela região hoje vive um caos financeiro por conta das indústrias madeireiras e inúmeras empresas vêm sendo fechadas devido à recessão do setor de base florestal do Estado de Roraima”, observou Magalhães.

O Sindimadeiras acredita que o prejuízo causado pela retenção ultrapassa a marca de R$ 70 milhões e a extinção de aproximadamente 2,7 mil postos de trabalho no setor, estimativa essa noticiada pela versão impressa da Folha, na edição desta quarta-feira (23). Isso causa um impacto direto não só na Região Sul, mas em todo o estado, segundo a categoria.

IMPASSE – A apreensão da carga de madeira ocorrida há cerca de 90 dias durante fase da Operação Arquimedes, que investiga o envolvimento de estatais de fiscalização em extração ilegal de madeira, teriam como destino países dos continentes americano, europeu e asiático, de acordo com informações da Polícia Federal.

“O superintendente da PF alega que essas apreensões estão corretas. A nosso ver, considerando nosso parecer jurídico, nosso entendimento é contrário, pois nós temos legalidade da matéria prima (madeira). Esse processo tramitou inclusive no sistema de gestão do Sinafor (Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais), então, partindo deste princípio, estamos legais”, contrapõe o presidente do Sindicato.

Magalhães relembrou que houve fiscalizações do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) na Operação Origem, onde houve o rastreamento e a vistoria da madeira desde os projetos de manejo e madeireiras, até o cliente final. A situação foi considerada regular pela perícia na ocasião.

“Agora não entendemos por que a operação continua e as cargas estão apreendidas; e esse problema vem desde 2017, quando apreenderam mais de 440 contêineres com as cargas de madeira. Isso gera prejuízo aos empresários, aos nossos clientes, aos portos, a empresa de cabotagem, aos transportadores e ao Estado também”, indagou Magalhães.

Informações: Folha de Boa Vista