Justiça torna público processo contra delegado e policiais acusados de matar PRF em RR

Paulo Henrique Tomaz Moreira — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Roraima
Paulo Henrique Tomaz Moreira — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Roraima

A Justiça quebrou o sigilo e tornou público na tarde desta quarta-feira (30) o processo contra o delegado Paulo Henrique Tomaz Moreira e três agentes da Polícia Civil de Roraima, acusados de matar o PRF Ivo Seixas, em Boa Vista. A juíza Lana Leitão Martins disse na decisão que não há mais motivo para manter sigilo uma vez que os acusados se tornaram réus no último dia 23.

No total, seis investigados são réus no processo: o delegado, os agentes de polícia Eduardo da Silva Castro, Gilvandro Pascoal Alves e Raimundo Nonato Alves Teixeira; e os amigos deles, Nalmir Brito de Queiroz e Eric Bruno Falcão de Queiroz, que são pai e filho.

Todos respondem em liberdade por homicídio qualificado. A defesa de Paulo Henrique disse que ainda não tem conhecimento da decisão da juíza. A reportagem tenta contato com os demais citados.

Ivo Seixas foi assassinado em agosto de 2018 em um hotel no Centro de Boa Vista. Na época, a Polícia Civil divulgou que o PRF tinha ligação com o tráfico de drogas e teria reagido a uma abordagem. No entanto, a versão foi desmentida pela Polícia Federal e o envolvimento dele com o tráfico de drogas foi descartado.

Um vídeo, obtido com exclusividade pela Rede Amazônica na semana passada, mostra o momento do assassinato de Ivo. O processo tramita na 1º Vara do Tribunal do Júri da Justiça Militar.

As imagens da câmera o hotel registraram quando o delegado e os três agentes, vestindo bermudas, camisa e um deles de chinelo, batem na porta do quarto de Ivo. Quando a porta se abre, os policiais atiram várias vezes e o PRF agoniza no chão. Cerca de 10 minutos depois Ivo é arrastado pelo corredor e os agentes civis decidiram levá-lo ao hospital.

Com base nas investigações, a PF deflagrou a operação “Farsa” em Boa Vista e Mucajaí com o objetivo de identificar os responsáveis pela morte do agente e desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas em Roraima.

No período em que o assassinato ocorreu, Paulo Henrique era delegado da cidade de Mucajaí, no interior de Roraima, e não tinha atribuição para atuar em Boa Vista e nem ordem judicial para a ação. De acordo com as investigações da PF, os policiais foram até o hotel para extorquir um traficante e essa pessoa acabou sendo confundida com o Ivo Seixas.

Paulo Henrique Tomaz Moreira atua como delegado titular da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso e Pessoa com Necessidade Especial. A nomeação foi feita pela governador Antonio Denarium (PSL) após o delegado pedir exoneração do cargo de diretor do Departamento de Operações Especiais (Dopes), um setor de elite na Polícia Civil.

Informações: G1 Roraima