Governador sai do PSL e diz que vai apoiar candidato de consenso

O governador Antonio Denarium, do PSL, participou neste domingo do programa Agenda da Semana (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)
O governador Antonio Denarium, do PSL, participou neste domingo do programa Agenda da Semana (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

O governador Antonio Denarium, do PSL, participou neste domingo do programa Agenda da Semana, na Rádio Folha, e falou sobre as eleições municipais de 2020.

“A princípio eu não tenho nenhum candidato a prefeito ainda, mas o Aliança terá candidatos a vereador, por exemplo. Nós vamos organizar o partido e fazer as filiações em todos os municípios do Estado e nós temos que conversar também com a nossa base política antes de ter uma definição. Nós temos hoje deputados federais, senadores em nossa base, e nós temos que entrar em um consenso para escolher o melhor nome. Não adianta um candidato ser candidato dele mesmo, precisa de apoio político, precisa de estrutura, e nós temos que escolher aquele nome que vai ter a maior possibilidade de sair vencedor. Então tem que ser conversado, e muito bem conversado, com a nossa base de apoio na Assembleia e no Congresso. Hoje, dentro da nossa base temos diversos nomes que são bons candidatos, mas daqui a pouco vai ficar um só ou dois nomes, no máximo, e aí o governo do estado vai fazer a sua análise, a sua avaliação, para escolher o melhor caminho para o Estado de Roraima e para a prefeitura da nossa capital também.”

Sobre possíveis reuniões com os políticos, para definir a conjuntura das eleições em 2020, Denarium explicou que deve conversar com todos os políticos.

“Está se definindo agora o desenho e, vamos dizer assim, os pré-candidatos prováveis. Então nós já vamos começar essa semana com essa mudança relacionada ao novo partido e juntar um grupo maior de pessoas para discutir os prováveis nomes, para que a gente possa identificar o melhor candidato, independentemente de partido político. O governo do estado tem que sentar e conversar para escolher o melhor candidato, a melhor alternativa, e inclusive já temos algumas agendas prontas com políticos aliados para, dentre outros assuntos, falar também de política”

Denarium também falou sobre a formação do novo partido Aliança em Roraima.

“Fui convidado, na semana passada, para ir em Brasília com o presidente Bolsonaro e discutimos sobre a fundação do novo partido, então é questão de tempo regularizar o partido em Brasília e aqui em Roraima também. Vou acompanhar os passos do presidente Bolsonaro, sou alinhado com todas as políticas de governo e também sou Governador, hoje, graças a Bolsonaro, que nos apoiou e que teve uma grande votação aqui no estado de Roraima.”

O governador explicou que ainda não conversou com o vice-presidente do partido em Roraima, deputado federal Nicoletti, para definir os rumos do partido no estado.

“Nós vamos conversar e definir o que será feito. Também eu vou ter uma outra conversa, lá em Brasília, com o presidente Bolsonaro e a executiva do partido, para a gente ver os passos, nos próximos dias, quando será a data da desfiliação.”

O governador falou também sobre a questão do fundo partidário e eleitoral. “Os deputados federais que quiserem ser candidatos a prefeito no ano que vem, se saírem do PSL, não vão receber fundo partidário. E também para reeleição, em 2022, se sair do partido, não vai ter verba do fundo partidário e eleitoral, então tem muitos deputados que permanecem no PSL e muitos que vão sair por conta da ideologia política e do relacionamento com o presidente Bolsonaro.”

Sobre uma possível filiação de deputados federais, estaduais e senadores no Aliança, Antonio Denarium disse que eles provavelmente vão se manter em seus partidos atuais.

“Mas são excelentes aliados e devem continuar o relacionamento com o Governo do Estado. Hoje, graças a Deus, os três senadores têm nos dado apoio, e os oito deputados federais também, ou seja, o relacionamento do Governo do Estado com a bancada Federal nunca foi tão bom como está no momento. A atual prova disso é que os 11 parlamentares colocaram emendas no Orçamento do estado para serem aplicados entre nós. Vamos ter, com certeza, um grande número de pessoas, que pretendem ser candidatos na próxima eleição, que estarão junto com nosso partido. A aliança será um dos maiores partidos do Brasil com a representatividade muito grande no Congresso Nacional”.

Informações: Folha de Boa Vista