Parque do Rio Branco – Obras avançam e mudam realidade da área central de Boa Vista

A terceira e última intervenção do Parque do Rio Branco está com os serviços em ritmo acelerado. Esta fase da obra inclui urbanização e construção do mirante, espelhos d’água e marina. O Parque do Rio Branco é considerado a maior obra turística de Boa Vista.

O projeto que está mudando o Caetano Filho, o Beiral, iniciou em abril de 2018, já passou pelas fases de retirada das famílias mediante indenização, terraplanagem e drenagem – com elevação da avenida Sebastião Diniz e canalização do igarapé Caxangá. Essas intervenções vão garantir que as inundações provocadas pelo aumento do nível do rio Branco não afetem o local.

A construção do parque ainda não acabou e já trouxe benefícios tanto para a cidade, que ganha com o turismo, como para as pessoas que viviam no local e sofriam com problemas de alagamento no período do inverno. Melhorias também para os moradores que vivem ao redor e que terão os imóveis valorizados e uma área com estrutura completa para viver, garantindo qualidade de vida a todos.

“Aquela era uma das áreas mais alagadiças de Boa Vista. No inverno, muita gente ficava desalojada. Além disso, era uma das áreas com mais alto índice de tráfico de drogas e prostituição. Mais que a construção de um ponto turístico, que será o melhor da cidade e ainda vai gerar renda, proporcionamos melhor qualidade de vida para aqueles que viviam ali, pois com a indenização, os antigos moradores puderam mudar para locais mais apropriados”, disse a prefeita Teresa Surita.

A indenização paga pela Prefeitura de Boa Vista possibilitou que muitas famílias pudessem ter uma vida nova, com qualidade em locais mais seguros. Ao todo, 352 famílias foram retiradas e indenizadas e puderam buscar melhores condições de moradia, fazendo com que não houvesse mais registro de desabrigados ou desalojados na região.

“Sempre passamos pela situação de alagamento, tínhamos que sair do bairro. Cheguei a perder documentos, móveis, tinha que jogar tudo fora porque danificava tudo. Todo inverno rigoroso que eu passava pela enchente, tinha que reconstruir minhas coisas, o pouco que tinha, trabalhando sozinha, porque sou só com meus filhos. Cheguei a ir para o abrigo com meus filhos, mas graças a Deus vou realizar o sonho de ter uma casa própria”, contou a autônoma Jane Fernandes Ribeiro, que vivia no local.

Entenda as fases da obra do Parque do Rio Branco

1ª Intervenção

Diagnóstico e mapeamento da área: identificação das casas e famílias, cadastramento das famílias, pagamento de indenizações, desapropriações, realocação e monitoramento das famílias, demolição das construções existentes.

2ª Intervenção

Plano de intervenção ambiental: canalização do igarapé Caxangá, elevação da avenida Sebastião Diniz, terraplenagem e macrodrenagem do terreno.

3ª Intervenção

Revitalização e urbanização: construção do mirante, do espelho d’água, da marina, plantio de 107 árvores – equivalente a dez campos de futebol.