Teresa é a 1° gestora do Brasil a garantir 7 meses de licença maternidade a servidoras públicas

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, que está no seu quinto mandato como gestora da capital de Roraima, é a primeira política/gestora do Brasil a garantir que servidoras municipais tenham direito a sete meses de licença maternidade.

Atualmente, segundo a Prefeitura de Boa Vista, 258 servidoras já estão sendo beneficiadas, sendo 106 grávidas e 152 que já estão de licença e também são atendidas com um mês a mais para permanecer com os filhos em casa. O projeto foi da própria prefeitura, que o enviou à Câmara e foi aprovado pelos vereadores.

Essa iniciativa faz parte do Plano de Governo da gestão que tem como bandeira os cuidados com a primeira infância que, desde 2013, iniciaram com o programa Familia Que Acolhe, atendendo desde gestantes até mães com criancas de até seis anos de idade.

O Família Que Acolhe é um programa que oferece diversas atividades às famílias com palestras, oficinas, treinamentos, atendimentos na saúde, pré-natal, educação com vaga garantida em creches, leite, dentre outros.

Com a iniciativa de cuidados com a primeira infância, o FQA foi base para a criação do programa Criança Feliz, do Governo Federal, e se tornou observatório para estudos de profissionais do mundo todo, conquistando parcerias com instituições e ONGs internacionais.

Os cuidados com as crianças, para a gestão municipal, também estão nas obras, nas ações, nos eventos, dentre outros. Nas obras, por exemplo, praças e escolas são construídas pensando nas crianças, que têm playgrounds com piso emborrachado, brinquedos específicos para cada idade, com intencionalidade.

Na Educação, as escolas são novas, seguras, estruturadas, com merenda de qualidade e balanceada, têm aulas de robótica, tablets, mesas pedagógicas, além do primeiro currículo educacional voltado especialmente para a primeira infância

Outra novidade que tem conquistado as crianças são os animais típicos da região que estão sendo instalados nas praças de Boa Vista, com a Selvinha Amazônica. Oito praças da cidade já receberam os animais que, além de gigantes, têm escorregadores, paredes de escaladas, escadas, pontes, dentre outros brinquedos que estimulam a criatividade das crianças.

Com todo o trabalho sendo desenvolvido em Boa Vista, a prefeita Teresa Surita tem recebido convites para representar a cidade em vários países do mundo, comprovando que cuidar dessa fase da vida é de extrema importância para toda a sociedade e que os resultados serão vistos no futuro com adultos mais equilibrados, sociáveis, desenvolvidos, com maior capacidade de aprendizado.