Especialistas da Vila Sésamo conhecem política de primeira infância em Boa Vista

A política voltada à primeira infância continua atraindo olhares de todo o mundo para Boa Vista. Especialistas da Sesame Workshop – organização global por trás da Vila Sésamo – conheceram as ações integradas desenvolvidas pela prefeitura para garantir o pleno desenvolvimento das crianças até seis anos.

A comitiva visitou o programa Família que Acolhe, creches, escolas municipais, unidade básica de saúde, praças e a Selvinha Amazônica e fiou por dentro das intervenções feitas para transformar Boa Vista em uma cidade cada vez mais acolhedora para as crianças.

Carolina Casas, diretora de Educação e Pesquisa para a América Latina da Sesame Workshop (Vila Sésamo) se surpreendeu com o trabalho desenvolvido na capital.

“A impressão que tenho é que as crianças de Boa Vista são muito felizes, porque há uma rede apoio de adultos que se esforçam em coordenar intersetorialmente para garantir que as crianças cresçam com as condições necessárias para terem uma vida boa. Para nós, como organização dedicada à promoção da primeira infância, é muito encorajador ver uma cidade onde o poder público coloca as crianças como prioridade”, disse.

Para a diretora de Educação & Impacto Social na Sesame Workshop (Vila Sésamo), no Brasil, Júlia Tomchinsky, as ações voltadas à primeira infância em Boa Vista são inspiradoras e devem servir de exemplo para o Brasil e o mundo.

“Eu estou impactada e feliz de ver como é possível gerir um município tendo a criança como foco. A gente participa de muitos debates, lê muitas teorias e, de repente, encontra uma cidade que traduz tudo aquilo que a gente vem estudando e buscando [em primeira infância]. A gente sai de Boa Vista com muita esperança, no sentido de ver que é possível ter uma política integrada, que reconhece a criança como sujeito de direito, direito a ter acesso a uma cidade, de ser criança”, avaliou.

Boa Vista é reconhecida por especialistas de diversas áreas como a Capital da Primeira Infância, devido à política pública aplicada para promover o desenvolvimento das crianças – da gestação até os seis anos -, fase considerada a mais importante para o desenvolvimento humano.

As ações são coordenadas de forma integrada em áreas como educação, saúde, gestão social, obras, urbanismo e comunicação para construir uma cidade onde as crianças se sintam acolhidas, criando ambientes propícios para o desenvolvimento e fortalecendo os vínculos familiares.

“Percebemos que as especialistas da Vila Sésamo ficaram impressionadas com Boa Vista. Elas não tinham ideia de como era uma cidade planejada para a primeira infância em todos os aspectos. É diferente de outras cidades, onde viram pontualmente algum tipo de intervenção em áreas específicas. Em Boa Vista, todas as ações são integradas e envolvem diversas secretarias, apresentando sempre o foco da primeira infância”, explicou o vice-prefeito e secretário de Educação, Arthur Henrique.

Sesame Workshop – A organização sem fins lucrativos global por trás da Vila Sésamo tem foco na promoção de ações para a primeira infância, com a missão de ajudar as crianças de todos os lugares a se tornarem mais inteligentes, mais fortes e mais gentis.