Prefeitura capacita agentes para atuar com doenças transmitidas por vias respiratórias

Mais de 200 profissionais que atuam na Atenção Básica e Especializada de Boa Vista participaram de capacitação, na quinta e nesta sexta-feira, 06, para reforçar as orientações de tratamento sobre doenças virais. O treinamento é uma forma da Prefeitura de Boa Vista preparar a Secretaria Municipal de Saúde para lidar com as doenças sazonais do inverno, período que se aproxima e aumenta o atendimento de pacientes com gripe ou resfriado.

A médica do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), Alessandra Galvão Martins, foi quem ministrou o treinamento. Foram tratados assuntos sobre a disseminação dessas doenças sazonais, como agir com o paciente infectado, orientações básicas para evitar a transmissão nas unidades hospitalares, sobre o manuseio dos equipamentos de segurança, máscaras, aventais, luvas e óculos, quando necessário.
O Novo Coronovírus também é uma doença transmitida por meio do ar. Até o momento, o Brasil está sem casos confirmados e a médica Alessandra Galvão ressalta que o sistema municipal de saúde mesmo assim está se preparando para agir em eventuais casos na região Norte.
“Essa doença é na verdade um surto que está ocorrendo na China, e pela possível capacidade de disseminação desse vírus, algo longe da nossa realidade; a gente tem observado os dados nacionais, os quais informam que os casos suspeitos estão cada vez mais reduzidos. Hoje só temos nove casos suspeitos no Brasil inteiro, já com 26 casos descartados”, afirmou.
A palestrante relembra ainda que as orientações repassadas são métodos que os profissionais já estão habituados, no entanto é de fundamental importância reforçar que as doenças tratadas na temática são combatidas pela prática de higienização correta e a lavagem das mãos é um dos fatores principais.
Dentre os profissionais que assistiram à palestra, esteve presente a médica Maria Vaulian Ferreira, que avaliou a iniciativa como positiva. “Na Atenção Básica, como trabalhamos com prevenção, esse tipo de orientação é muito importante, até porque estamos na porta de entrada, ou seja, diretamente com o paciente, assim vamos saber como proceder”.