Praça de Boa Vista é palco de concerto com maestro João Carlos Martins

Em sua segunda vinda a Boa Vista, o maestro João Carlos Martins apresentou neste sábado, 15, o projeto “Orquestrando o Brasil”, culminando com um concerto na praça Fábio Marques Paracat que contou com mais de 170 músicos de Boa Vista no palco. O evento teve a parceria da Prefeitura de Boa Vista, com foco em valorizar e reconhecer os talentos existentes no campo das artes.

O concerto contou com a participação de jovens musicistas que compõem os projetos sociais do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), como Orquestra de Câmara, Orquestra Infantojuvenil, Banda Juvenil, Coral Infantil do IBVM, além do Coral Cênico da Fetec e alunos do curso de Música da Universidade Federal de Roraima.

No repertório, os músicos entoaram canções regionais, como Makunaimando, de Neuber Uchôa e Zeca Preto, além de temas de filmes e animações, como Aladdim. O ponto alto do concerto foi a participação do próprio maestro, interpretando ao piano com as orquestras o clássico Ária da 4ª Corda (J. S. Bach), e na regência de todos os grupos, na obra “Jesus, alegria dos homens”, também de Bach.

A prefeita Teresa Surita recebeu e homenageou o maestro, ressaltando que Boa Vista tem se tornado uma capital com grande ênfase na cultura e nas artes e isso fica claro com a quantidade de crianças e adolescentes envolvidos com as atividades musicais na cidade, principalmente no IBVM.

“É com grande alegria que recebemos o maestro João Carlos Martins, que é reconhecido mundialmente por seu trabalho voltado à sociedade. Nós, enquanto prefeitura, temos investido nos talentos existentes aqui, por entendermos que a música é uma ótima ferramenta de transformação social. E temos nos orgulhado muito ao ver esses meninos e meninas interpretando músicas tanto clássica quanto popular”, disse a prefeita.

A agenda do maestro em Boa Vista incluiu também uma roda de conversas no Teatro Municipal, onde conheceu o trabalho desenvolvido por regentes, maestros, professores da academia de Música e produtores culturais. Para João Carlos Martins, a capital da Primeira Infância tem grande potencial artístico e isso ficará ainda mais evidente, em nível nacional, nos próximos anos.

“Tudo o que vi aqui nesta cidade me enche de esperança, pois tive o prazer de conhecer tantos talentos que com toda a certeza vão despontar Brasil à fora. Posso dizer, dentro dos meus 84 anos de experiência, que Boa Vista está no caminho certo, sendo o melhor lugar para uma criança iniciar na musicalização”, disse.

A dona de casa Vera Lucia Balieiro levou os filhos para o concerto e se emocionou bastante, pois admira trabalhos artísticos voltados a crianças e adolescentes. “Eu fiquei impressionada, por ter um maestro como ele aqui, foi uma honra. E meus filhos gostam muito de música. Acho isso incrível porque nós estamos precisando demais isso para os jovens, pois saem das ruas, das drogas. Isso é muito importante”, comentou.

O Projeto – O Orquestrando o Brasil é um projeto de mobilização através da música idealizado pelo maestro João Carlos Martins, que reúne atualmente mais de 500 grupos de todo o país. A proposta é oferecer capacitação para regentes e músicos, além de divulgação e apoio de espetáculos. Para o presidente do IBVM, maestro Francisco Carlos  Felício, o projeto é um marco para a música em Boa Vista.

“Acredito que daqui para frente é um novo momento na música, principalmente para o IBVM. A passagem do maestro por aqui com esse projeto vem muito a contribuir. Desde Heitor Villa-Lobos, nós não temos um projeto tão arrojado, que vem apoiar todo os músicos do Brasil. E nos sentimos gratificados em fazer parte disso, graças ao apoio da Prefeitura de Boa Vista”, concluiu o maestro.