Caer vai incluir no Serasa consumidores com 30 dias de atraso na conta

A Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer) renovou o contrato com a empresa de proteção de crédito Serasa Experian, o que significa que a estatal voltará a incluir na temida lista da entidade os clientes que estiverem inadimplentes junto à Caer há mais de 30 dias.

Diretor Comercial e do Interior da Companhia, Cícero Batista explica que o contrato, até então existente, havia vencido e ficou descoberto até a nova licitação, que foi concluída recentemente. Com isso, os clientes que estiverem na inadimplência poderão sofrer essa restrição. Cícero pontuou que o alto número de consumidores em débito é a principal motivação para esse contrato.

“Dos 116 mil imóveis cadastrados junto à Caer, 86 mil registram débitos e destes, 17 mil usuários já tiveram o nome incluído na lista do Serasa. Isso é um alto índice de inadimplência e isso nos forçou a contratar uma empresa de proteção ao crédito. Também é uma forma de buscar a recuperação do crédito, pois a ideia aqui não é penalizar o usuário, mas sim reaver o que é de direito da empresa”, analisou Batista.

O representante da estatal destacou que, além do período de 30 dias, será levado em consideração pela Caer o critério de valor de inadimplência para inclusão no Serasa. “Esse trabalho de inserção começará a partir do maior devedor, até chegarmos ao menor”, disse Batista, salientando que a inclusão do nome do cliente na lista de débito vem antes do corte do fornecimento, que ocorre após 90 dias decorrentes sem pagamento da dívida.

Por fim, o diretor frisou que a Companhia tem buscado dar oportunidades para que os clientes quitem suas dívidas e saiam da inadimplência.

“Nós organizamos campanhas de parcelamento e negociação, para dar oportunidade a todos os usuários que estejam em débito com a empresa para que venham acertar essa conta. Mesmo assim, não tem tido um retorno em sua totalidade. Então, dadas as oportunidades e levando em consideração que a água é um bem essencial para a vida das pessoas, esperamos que essa inserção no Serasa faça com que a procura para regularização dos clientes aumente e a Caer possa transformar esses valores em investimentos na nossa rede e no abastecimento da cidade”, concluiu.

Informações: Folha de Boa Vista – foto: Nilzete Franco