Militar da Aeronáutica é o primeiro caso suspeito confirmado de coronavírus em RR

No final da tarde dessa quinta-feira (12) foi confirmado o primeiro caso suspeito do novo Coronavírus em Roraima. Mas somente à noite, por volta das 21h, é que o Centro de Operações de Emergências da Sesau emitiu uma nota informando sobre o caso e explicando que ainda aguarda a confirmação dos exames para Covid-19.

O paciente do sexo masculino deu entrada no Hospital Geral de Roraima com sintomas compatíveis para o COVID-19. Os técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-RR) foram acionados e coletaram material para o exame.

Ele é militar da Aeronáutica, segundo fontes da Folha e está em isolamento domiciliar monitorado após apresentar sintomas e ter tido contato com um caso positivo. Ele estava na comissão de recepção do presidente Jair Bolsonaro na Base Aérea de Boa Vista

Conforme a Sesau, o paciente relatou ter tido contato com uma pessoa com diagnóstico confirmado para o Coronavírus. Ele foi notificado no HGR, sendo em seguida encaminhado para isolamento domiciliar, por apresentar bom estado de saúde. A secretaria não informou onde é o bairro que o paciente reside nem de que forma ele está sendo monitorado.

“A coleta para confirmação já foi realizada na unidade hospitalar”, diz trecho da nota da secretaria, que ressaltou que as unidades de saúde do Estado se mantêm vigilantes e estão orientadas quanto aos fluxos de atendimento e encaminhamento dos casos suspeitos.

Caso suspeito em Pacaraima

Até ontem, uma mulher de nacionalidade venezuelana estava isolada e em observação no Hospital Délio de Oliveira Tupinambá, em Pacaraima, município localizado ao norte de Roraima que faz fronteira com a Venezuela, por apresentar sintomas semelhantes aos do Coronavírus. Em conversa com a Folha, o prefeito da localidade, Juliano Torquato, disse que “O diretor afirmou que a mulher está isolada e em observação na unidade de saúde, e que já foi coletado material para exames”, sobre conversa que teve com o responsável pelo Hospital Hélio de Oliveira Tupinambá (HDOT).

Sobre esse caso, a Sesau, também por meio de nota, esclareceu que o caso relatado não se tratava do Novo Coronavírus (COVID-19), mas sim de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) que é causada pela influenza A. Explicou ainda que, assim que tomou conhecimento da existência de uma paciente com sintomas respiratórios, a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde iniciou todos os protocolos para verificação de caso suspeito, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Ressaltou ainda que, com base nas informações repassadas pela equipe de atendimento do HDOT (Hospital Délio de Oliveira Tupinambá), ficou constatado que o caso seria compatível com SRAG, uma vez que, apesar de apresentar sintomas semelhantes ao do COVID-19, a paciente não tem histórico de viagem para o exterior, não saiu do país nos últimos oito meses e não teve contato com caso confirmado.

“A Sesau tem trabalhado com transparência e seriedade para informar a população sobre as ações de controle e vigilância que são realizados pelo governo de Roraima, em relação ao novo Coronavírus, e que diariamente a equipe da CGVS emite boletins atualizados sobre a situação da doença”.

SRAG – A Síndrome respiratória aguda grave (geralmente abreviada SARS, do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome) é uma doença respiratória viral causada pelo coronavírus SARS – da mesma família do novo coronavírus.

A doença causa sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dores de cabeça, calafrios e dores musculares. Esse tipo de síndrome pode ser causada pelo vírus da Influenza A. Não existe tratamento, exceto cuidados médicos e paliativos.

Informações: Folha de Boa Vista