Garis de Boa Vista dão dicas de como fazer o descarte do lixo para evitar contaminação

Por ser considerado essencial à saúde pública, o serviço de coleta de lixo continua funcionando normalmente em Boa Vista. Equipes com cerca de 120 profissionais estão nas ruas da capital diariamente para coletar o lixo e, assim, evitar que o coronavírus (Covid -19) se espalhe pela cidade.

Como toda ajuda é bem-vinda, os garis pedem que a população tome alguns cuidados. São eles:

* Ao descartar máscaras e luvas, faça isso no lixo comum, não no reciclável

* Continue fazendo o descarte dos resíduos de forma regular

* Respeite dias e horários da coleta

* Utilize dois sacos e amarre-os bem para evitar vazamento

“Nós, que estamos na rua, ficamos mais vulneráveis a pegar [coronavírus] e se a população não ajudar, fica mais difícil nessa pandemia. A gente tenta fazer de tudo, conversar com os moradores, pedindo a conscientização deles cada dia mais, e estamos aí nos protegendo o máximo que a gente pode, lavando as mãos frequentemente, usando álcool em gel, fazendo o possível para não ser infectado”, garantiu o coletor Gildean dos Santos Sousa.

Esse esforço é reconhecido por muitos moradores. É o caso da servidora pública Maria da Conceição Barros, moradora da zona oeste da capital. “A gente tem que colocar o lixo no dia certo, direitinho, pra eles levarem, manter sempre limpo, organizado. É muito importante o serviço deles”, acrescentou ela, afinal manter Boa Vista bem cuidada – e saudável – é uma tarefa de todos.

A empresa responsável pela coleta domiciliar reforçou a limpeza dos caminhões e, principalmente, tem insistido para que os garis usem os EPI´s – Equipamento de Proteção Individual, que consiste em luva e máscara.

“A gente também fez a instalação de garrafinhas nos caminhões para que eles lavem as mãos com sabão, a gente também tá entregando o sabão pra eles, para que periodicamente, de tempo em tempo, estejam fazendo a lavagem das mãos. Todo cuidado é importante agora neste momento”, informou Evandro Melo, coordenador operacional da empresa.

Veja no link abaixo os dias e horários da coleta em Boa Vista:

https://www.boavista.rr.gov.br/calendario-de-coleta-de-lixo