Boa Vista tem quase a mesma quantidade proporcional de casos de Covid-19 que SP, aponta Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou boletim epidemiológico atualizado, onde apresenta que o país conta com 13.831 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 681 mortes pela Covid-19. Os índices de coeficiente de incidência por 100 mil habitantes colocam Roraima entre os dez estados brasileiros com os índices mais altos.

Em termos comparativos, a capital Boa Vista está ainda pior com 9 casos para cada 100 mil habitantes, ficando próximo ao índice de todo o Estado de São Paulo (12,2/100 mil hab.), onde 371 pessoas já morreram e outras 3.754 estão infectadas e também do Rio de Janeiro (9,7), com 1688 casos e 89 mortes.

O coeficiente de incidência é calculado considerando a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) para 2020. Os maiores coeficientes foram registrados pelo Distrito Federal (16,1/100 mil hab.), Amazonas (15,1), São Paulo (12,2), Ceará (11,4) e Rio de Janeiro (9,7). O Estado de Roraima tem 6,7 casos/100 mil habitantes.

O Ministério da Saúde dividiu os Estados em três grupos, sendo Emergência (50% acima da incidência nacional), Atenção (Entre 50% e a média de incidência nacional) e Alerta (abaixo da incidência nacional). Dessa forma, Roraima encontra-se em estado de Atenção. Em números absolutos, o estado tem 42 casos confirmados, 189 notificações e uma morte, de acordo com último boletim da Secretaria Estadual de Saúde.

Governo do Estado está há quatro dias sem confirmar casos

O atraso na divulgação dos resultados dos exames repassados por todos os municípios de Roraima tem deixado dúvidas quanto ao processo coordenado pelo Governo do Estado.

Sabe-se que não há exames para todas pessoas que procuram as unidades hospitalares e isso dificulta o trabalho de prevenção e novas ações por parte do Poder Público.

Além disso, a falta de divulgação causa na população uma falsa sensação de tranquilidade no Estado, como se nada estivesse acontecendo.

Informações: Ministério da Saúde – foto: Reuters