Conselho de secretários de Saúde rebate fala de Denarium sobre atendimentos nas UBSs

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Roraima (COSEMS/RR) também rebateu a fala do governador Antônio Denarium, que acusou as unidades básicas de saúde de Boa Vista de não atenderem os pacientes com Covid-19.

De acordo com a organização, o governador desconhece a real situação das UBSs e ainda não cumpre suas responsabilidades junto à saúde estadual. O Cosem/RR também prestou solidariedade aos servidores municipais. Confira:

NOTA DE REPÚDIO

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Roraima – COSEMS/RR, vem a público manifestar absoluto repúdio e indignação referente ao pronunciamento equivocado do Governador do Estado de Roraima, Sr. Antônio Denarium (sem partido), em entrevista à Radio Folha FM 100.3, neste domingo (17).

O COSEMS/RR informa que os 15 (quinze) Municípios e suas respectivas Secretarias de Saúde, vem realizando um trabalho empenhado no enfrentamento e combate à COVID-19, em suas competências, com transparência e responsabilidade, usando recursos públicos próprios de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.

O COSEMS/RR esclarece que:

Os repasses pactuados na Comissão Inter federativa Bipartite referente Assistência Farmacêutica, SAMU e Cofinanciamento, entre Estado e Municípios não está sendo cumprido, desde o ano de 2015 até a presente data, estando os demonstrativos dos saldos a disposição para quaisquer interessados, ultrapassando a cifra de dezessete milhões, inclusive o ano de 2020, que não houve nenhum repasse até o presente momento.

Os insumos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) disponibilizados e encaminhados pelo Ministério da Saúde e recebidos pelo Governo do Estado, para repasse aos municípios não representa o quantitativo estabelecido pelo Ministério da Saúde;

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos municípios atendem normalmente, de acordo recomendação do Ministério da Saúde, em Boa Vista ampliou a carga horária de funcionamento de 12 horas nos postos de saúde, inclusive, aos sábados;

A troca eminente da pasta da Saúde do Estado já chega a 6º substituição, trazendo dificuldades em sancionar acordos e cumprimentos de metas discutidas entre nossos gestores municipais e estaduais para uma saúde melhor em nosso Estado;

Reconhecemos que existem as dificuldades e que devemos supera-las nesta pandemia, mais que precisamos da união de esforços para o enfretamento e combate do COVID-19. Juntos somos mais fortes.

O COSEMS/RR se solidariza com todos os profissionais da atenção básica que atuam diariamente nesse período de pandemia, enfrentando o medo, cansaço e a exposição. A todos o nosso apoio e solidariedade.

Atenciosamente,

Jeovan Oliveira

Presidente do COSEMS-RR