Coronavírus – Unidades básicas de saúde já sofrem com desabastecimento de testes rápidos

As unidades básicas de saúde de Boa Vista estão sofrendo com a falta de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19.A Secretaria Municipal de Saúde abriu processo de aquisição para testes rápidos que, no momento, está em fase de licitação.

A prefeitura teve que acionar a justiça para obrigar o governo do estado a repassar mais testes e medicamentos ao município para o enfrentamento da pandemia.O município recebeu até o momento 6.360 testes, quantitativo insuficiente para abastecer as unidades básicas de saúde neste momento crítico em que os casos da doença aumentam em todo o estado.

A prefeitura aguarda o repasse pelo governo estadual, pois o Ministério da Saúde distribui os insumos e medicamentos diretamente para o estado.E reforça a importância de se manter o isolamento e distanciamento social nesse momento de pico.

“Só saiam de casa se for realmente necessário, principalmente,para as unidades de saúde.Se precisar sair, utilize máscaras, lave bem as mãos e mantenha a distância das outras pessoas”, solicita a superintendente de Atenção Primária àSaúde, Cinthia Brasil.

Unidades básicas de saúde sem teste rápido:

Silvio Botelho, 31 Março, Mecejana, Ione Santiago (São Pedro), 13 de Setembro, Liberdade, OlenkaMacellaro (Caimbé), Lupércio Lima (Pintolândia), Rubeldimar Maia (São Bento), DimitriGrandez(Alvorada) e Tancredo Neves.