Prefeita Teresa entrega reforma de blocos do Hospital da Criança com 30 leitos

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, entregou nesta terça-feira, 9, parte da reforma do bloco H, de internação, com 30 leitos, e a reforma completa do bloco E, que comporta áreas administrativas, cozinha, lavanderia e outros setores.

Com a conclusão dos serviços no bloco H, o Hospital da Criança passará de 106 leitos clínicos para 136. As melhorias em todas as áreas e blocos vão reforçar ainda mais o atendimento na unidade hospitalar, principalmente nesse período de pandemia.

‘Estamos entregando hoje mais um bloco, todo equipado, com todas as condições e com mais 30 leitos para atender as nossas crianças aqui de Boa Vista, com oxigênio, mobiliário, climatizado, além de toda a área de apoio. Quero agradecer ao senador Romero Jucá pela viabilização das emendas e recursos para podermos reformar esse espaço tão importante para atender nossas crianças nesse tempo de pandemia”, destaca a prefeita Teresa Surita.

Bloco H – A parte reformada disponibiliza hoje 30 leitos que podem ser utilizados para pacientes clínicos com Covid-19 ou não, vai depender da necessidade. Mais 30 leitos estão em reforma e, após a conclusão, o bloco contará com 60 leitos.

As crianças internadas terão um novo ambiente, mais aconchegante, com nova pintura e paredes decoradas com desenhos infantis e de super-heróis, que ajudam a estabelecer um vínculo de confiança entre profissionais e pacientes e também auxiliam na reabilitação.

Outra novidade do bloco é a nova cobertura termoacústica, que diminui o calor e possibilita mais conforto térmico e redução de custo com climatização, como exaustores, ar-condicionado, ventiladores e outros. Novas torneiras com acionamento automático foram colocadas no bloco para evitar o contato, principalmente, nesse momento de pandemia da Covid-19.

Bloco E – Toda a estrutura física do bloco foi reformada e recebeu nova pintura, troca de telhado e forro, novo revestimento, instalação elétrica, hidráulica, hidrossanitária e esquadrias. Além da cozinha, lavanderia e farmácia, outros setores como nutrição, depósito, almoxarifado, necrotério e administração e coordenação de faturamento receberam obras de melhorias.

“Essa é a primeira obra de reformas e ampliação que está sendo realizada nas enfermarias de internação. Agradecemos à prefeita Teresa e ao ex-senador Romero Jucá pela viabilização dessas melhorias, isso representa todo um esforço para oferecer um atendimento de qualidade aos nossos pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais”, afirma a diretora-geral do hospital, Mareny Damasceno.

Os recursos das obras de reforma e ampliação do Hospital da Criança Santo Antônio e também a aquisição de equipamentos médico-hospitalar e novo mobiliário são próprios do município de Boa Vista e de emendas do ex-senador Romero Jucá.

Arco cirúrgico – Outro investimento muito importante para a assistência cirúrgica do hospital foi a aquisição do Arco Cirúrgico, equipamento essencial que oferece segurança aos cirurgiões, pois facilita a visualização do campo operatório, trabalhando com imagens em tempo real. O equipamento fornece imagens e auxilia nas cirurgias urológicas, traumatológicas, vasculares e neurológicas.

Melhorias – Já foram reformados até o momento o bloco A (administrativo), onde fica a direção, as coordenações e os ambulatórios de especialidades. Também os blocos B, C e D, onde ficam o laboratório de Análises Clínicas, o setor de Imagem, Emergência, Trauma e UTI. E agora o E e parte do H.

Além das melhorias e obras de reforma, o hospital recebeu novos equipamentos e aparelhos modernos de última geração como o tomógrafo, primeiro do município. Antes o hospital dependia de uma clínica credenciada para fazer esse exame, essencial nos atendimentos emergenciais e traumas.