Prefeita Teresa entrega avenida Carlos Pereira de Melo revitalizada e modernizada

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, entregou à população nesta quinta-feira, 25, a avenida Carlos Pereira de Melo totalmente revitalizada. A via recebeu obras em toda sua extensão, um total de 4.800 metros.

No local foram feitos serviços de drenagem, reciclagem do material existente, nova pavimentação, urbanização, iluminação em Led, meio-fio e sarjetas. O canteiro central foi retirado, deixando a via mais larga, e as rotatórias substituídas por semáforos. A avenida também recebeu nova sinalização horizontal e vertical.

“Esta é uma das principais avenidas de Boa Vista, estava numa situação muito crítica, com muito buraco e o asfalto totalmente desgastado. Nós fizemos uma remodelagem na avenida toda. Ela está com uma dimensão maior na pista para poder atender melhor o volume de carros. Estou muito feliz de poder entregar essa avenida nesse momento, porque é uma época de chuvas e estava causando muito transtornos, mas era uma obra grande e nós fizemos no menor tempo possível”, disse a prefeita Teresa Surita.

Agora, os condutores contam com uma via reestruturada, que vai garantir um trânsito mais organizado. As obras aconteceram da avenida Venezuela até a rotatória do bairro Cidade Satélite, por meio de um convênio entre a prefeitura e o Ministério das Cidades. Os serviços foram feitos por trechos para não comprometer o trânsito.

Para o motorista Edilson Mendonça, morador do bairro Cidade Satélite, a revitalização da avenida veio em boa hora. “Antigamente, nós perdíamos muito tempo nessa rotatória da Carlos Pereira de Melo. Hoje, com a revitalização, além de diminuir nosso tempo [no trânsito], ficou mais organizada e vai diminuir o índice de acidentes”, disse.

O secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros, explicou as mudanças na sinalização da avenida. “Foi implantada sinalização adequada, tanto a sinalização de pintura quanto a semafórica. Todos os cruzamentos que têm grande fluxo foram contemplados com semáforo. A rotatória da João Alencar com a Carlos Pereira de Melo, que era um gargalo todos os dias no horário de pico, foi totalmente remodelada. No local foi implantado semáforo, possibilitando todos os fluxos que existiam quando era rotatória, mas agora ampliados e organizados”, disse.

Estou muito feliz de poder entregar essa avenida nesse momento, porque é uma época de chuvas e estava causando muito transtornos, mas era uma obra grande e nós fizemos no menor tempo possível”, disse a prefeita Teresa Surita

Grandes avenidas foram reconstruídas – Nos últimos anos, a Prefeitura de Boa Vista investiu na reconstrução de grandes avenidas: João Alencar, Avenida das Guianas, Carlos Pereira de Melo, Getúlio Vargas, Laura Pinheiro, Avenida Venezuela, Nossa Senhora da Consolata, Mario Homem de Melo, Ene Garcez. As obras avenida Getúlio Vargas estão em execução.

Recursos destinados a obras só podem ser utilizados na infraestrutura

A maioria das obras é feita por meio de convênios. É necessário prestar conta do recurso, mostrando que foi gasto no projeto apresentado para que não haja problema com a Lei da Responsabilidade Fiscal.

Os recursos destinados às obras não podem ser empregados em outro tipo de investimento, tampouco transferidos para outras áreas, como saúde e educação, porque são específicos. Antes de vir o recurso, é necessário apresentar um projeto que, quando aprovado, precisa ser seguido à risca, ou seja, para o fim que foi destinado.

“O recurso que vem num convênio federal para uma determinada obra, quando você assina esse convênio, você é obrigado a colocar o recurso naquela obra. Não se pode desviar o recurso de uma obra para qualquer outra coisa. Então, por exemplo, o recurso que veio para fazer a Carlos Pereira de Melo é só para essa avenida. É um recurso que tem um determinado tempo, onde você tem que prestar contas, mostrar a diferença do que foi feito. Existe uma série de requisitos para você poder receber esse recurso conforme faz a obra”, explicou a prefeita Teresa Surita.

A gestão municipal trabalha com planejamento, transparência, compromisso com a população e responsabilidade financeira. “Nós temos feito esse trabalho durante oito anos e somos uma das prefeituras mais respeitadas pela prestação de contas, sem nenhum questionamento, nem superfaturamento ou de desvio de qualquer coisa, e assim nós temos conseguido transformar Boa Vista. Inclusive, essa obra [Carlos Pereira de Melo] é um exemplo disso”, frisou.

Investimento – A Prefeitura de Boa Vista tem feito muitos investimentos na infraestrutura da cidade. Foram mais de 500 ruas asfaltadas desde 2013, 108 km de vias recapeadas e 155 km de drenagem construídos. Isso, graças ao planejamento, responsabilidade financeira e compromisso com a população.