Prefeita Teresa visita Parque do Rio Branco, maior obra social e turística de Boa Vista

A prefeita Teresa Surita, acompanhada de secretários e outros servidores, fez uma visita às obras em andamento do Parque do Rio Branco para verificar como estão os trabalhos da maior obra turística de Boa Vista, localizada na margem do rio, no Centro da capital.

Com 60% das obras concluídas, o parque representa um marco à cidade, uma vez que a área um dia já foi um lugar de transtornos aos moradores do antigo Caetano Filho, que todos os anos sofriam com as enchentes. Para a prefeita, ver o espaço sendo finalizado é motivo de celebração.

“Vocês não imaginam a alegria que eu sinto de poder ver a obra tomando forma e como isso aqui vai ficar lindo até dezembro deste ano. A obra está a todo vapor. A gente não para e cada vez que eu venho aqui eu fico mais feliz de ver o avanço que o nosso parque está tomando a cada dia”, comemorou Teresa.

O secretário adjunto de Obras, Jésus de Oliveira, disse que a principal parte da obra, o mirante, com 86 metros de altura, o maior da região norte, está entrando na reta final. “Vai já começar a parte final dele, a parte de cima, onde vai ter o ponto de visitação, que é a abóboda que a gente chama”, disse ele, que ressaltou que os elevadores – um fechado, que vai ficar na parte interna e outro panorâmico, de frente para o rio – chegam ainda este mês à cidade.

O Parque é uma obra turística que começou a mudar o cenário da capital desde 2018, quando 350 foram retiradas da área de risco do Caetano Filho – Beiral, mediante pagamento de indenizações. Esta, aliás, foi a primeira intervenção no local. Na segunda intervenção foram feitas terraplanagem e drenagem da área, com elevação da avenida Sebastião Diniz e canalização do igarapé Caxangá.

A terceira e última intervenção é justamente a parte do mirante, onde as pessoas terão uma visão espetacular do Rio Branco e redondeza. O Parque também contará com espelhos d’água, marina (área para ancorar barcos), banheiros públicos, posto de vigilância da guarda, parque da primeira Infância, pista de cooper, ciclovia, praia e sombreiros, com o plantio de mais de 100 árvores.

O local receberá ainda uma passarela que interligará o Parque até a Orla Taumanan. Cerca de 250 trabalhadores estão envolvidos diretamente na construção do Parque do Rio Branco.