Teresa entrega novo posto de saúde, centro odontológico e mais três ambulâncias para atender Boa Vista

A prefeita Teresa Surita entregou na manhã desta terça-feira, 1, a unidade básica de saúde do bairro Buritis completamente reformada e ainda o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), equipado para atender a população do bairro e proximidades.

As obras de reforma da UBS e CEO foram possíveis com recursos da prefeitura. De acordo com a prefeita Teresa Surita, além de melhorar o atendimento, a reforma reforça o acesso e ampliação de serviços de saúde no município.

“Esta reforma dá novas condições de atendimento a nossa população. É importante destacar que hoje toda a nossa rede de saúde do município é informatizada. Então temos o controle de entrada e saída de medicamentos, consultas e cadastro de pessoas na rede. Além disso, as unidades contam com novos equipamentos e móveis e profissionais de saúde para atender. Entregamos hoje uma nova unidade, apesar de ter sido reformada e com uma condição excelente de atendimento a partir de agora”.

As duas equipes de profissionais da UBS do Buritis têm capacidade para fazer mais de 1000 atendimentos mensal em consulta médica, de enfermagem, pré-natal, odontologia, malária e outros serviços.

CEO – O novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) agora passa a funcionar anexo à unidade básica do Buritis. Antes funcionava desde 2006 no bairro Mecejana em uma estrutura já antiga, com quatro consultórios. E agora, com o novo espaço, esse número passou para sete.

O novo Centro amplia a oferta de serviços especializados na atenção primária como periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia e outros atendimentos.

Primeira infância – Tanto a UBS como o CEO possuem agora um consultório de odontopediatria, decorado com temas voltados a primeira infância, para os pequenos que receberão tratamento, além de um parquinho na área externa para que eles possam brincar enquanto esperam as consultas.

Ambulâncias – Foram entregues ainda na ocasião, novas ambulâncias básicas, sanitárias, duas de porte pequeno, para atender a Atenção Básica e uma de porte grande para atender a regulação do município, que serão utilizadas nos serviços da Atenção Primária à Saúde de Boa Vista, no projeto “Carona do cuidado”, que está sendo implantado pela prefeitura.

Os veículos serão destinados ao deslocamento de pacientes com dificuldade de movimentação, permanente ou temporário, de flexibilidade, coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo, obeso. A ideia é fazer procedimentos de caráter eletivo, regulados e agendados, sem urgência, na área urbana do município de Boa Vista.

Os recursos das ambulâncias foram viabilizados por meio de emendas do ex-senador Romero Jucá e ex-deputada federal Maria Helena.