Prefeita Teresa entrega Praça do 13 de Setembro revitalizada e moderna

A prefeita Teresa Surita entregou neste sábado 5, a nova a praça do 13 de Setembro que foi revitalizada. O espaço de lazer recebeu o nome de Lídia Bacelar Cantel. O local foi planejado para receber toda a família, desde os pequenos aos mais grandinhos, pois conta com uma estrutura moderna que valoriza a política da Primeira Infância desenvolvida em Boa Vista.

A ideia foi criar um espaço onde pais e filhos pudessem desfrutar de momentos de pura diversão e interação, com novidades para crianças maiores e menores, além de uma edição da Selvinha Amazônica. Dessa vez o bichinho escolhido para compor o projeto foi o Macaco-de-Cheiro, típico da região. Uma mãe e dois filhotes agora deixam a praça mais bonita e divertida.

“Essa praça tem um significado grande para o bairro e ela estava totalmente destruída. Com essa, já são 25 praças construídas e revitalizadas. É uma alegria para mim poder deixar mais essa praça, em nome da primeira infância e de todas as famílias da região. Que aproveitem muito esse espaço e que cuidem também”, destacou a prefeita Teresa Surita.

A praça conta com uma sinalização de trânsito especial ao redor, para garantir mais segurança aos pedestres. A revitalização foi feita por meio de um convênio entre a prefeitura e Ministério do Turismo, no valor de R$ 2.587.126,29, com emenda do ex-senador Romero Jucá.

Quem conferiu a entrega comemorou o resultado do trabalho feito no local, como é o caso do pequeno Lucas Bonfim, de 11 anos. “Essa praça ficou muito linda. Dá vontade de vir todo dia aqui”, contou.

A moradora do 13 de Setembro, Fabiana Almeida, também prestigiou o novo espaço com a família. “Ficou bastante aconchegante, o animal chamou muito a atenção das crianças. Eu amei a reforma”, disse.

O que a nova praça tem? O local agora conta com iluminação de LED, acessibilidade, equipamentos para 1ª Infância, Selvinha Amazônica, playground, academia ao ar livre, quadra poliesportiva coberta, quadra de vôlei de areia, mesas de jogos, área de ginástica, além de cinco novos quiosques e ainda banheiro familiar.

Lídia Bacelar Cantel – A praça do bairro 13 de Setembro recebeu o nome de Lídia Bacelar Cantel. Lídia nasceu dia 7 de fevereiro de 1926 em Santarém, no Pará, veio para o então território de Boa Vista ainda muito jovem. Teve sete filhos 22 netos, 34 bisnetos e 10 tataranetos.

Foi dona de casa, mãe atenciosa, administrava uma pensão na rua Cecília Brasil. Criou e educou os filhos com muita luta, guerreira por natureza, nunca entregava os pontos. Não abria mão de passear nas praças de nossa cidade. Lídia Bacelar faleceu no dia 8 de julho de 2020, aos 94 anos.

“O nome da minha mãe ficou eternizado. Nossa família está muito feliz. Que essa praça seja como ela, cheia de alegria e de amor”, declarou Sônia Bacelar, uma das filhas.

Outras 18 praças foram reformadas desde 2013, entre elas: Aeroporto, Tancredo Neves, Caimbé, duas no Pricumã, Cambará, Conjunto Cidadão, Centro, Bairro dos Estados, Mecejana, Caçari, São Francisco e outras.

Sete novas praças construídas – sendo seis na zona oeste: Centenário, Conjunto Pérola, Cauamé, duas no Pintolândia e Centro.

Em andamento estão as praças: Ayrton Senna, Praça do Pricumã (prox. ao viaduto), Parque Linear, no Cinturão Verde e Parque do Rio Branco.